Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Centro de reabilitação da Uepa ganha novas instalações e amplia atendimento

Unidade faz cerca de seis mil serviços mensais. Novo prédio conta com salas de integração sensorial, fisioterapia neuro-pediatra e terapia ocupacional neuro-pediatra.

 
 -  Uepa inaugura novas instalações do Centro Especializado em Reabilitação  Foto: Nailana Thiely / Agência Pará
Uepa inaugura novas instalações do Centro Especializado em Reabilitação Foto: Nailana Thiely / Agência Pará

As novas instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão prontas. O novo espaço faz parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O prédio conta com cinco consultórios, uma sala de integração sensorial, uma sala de fisioterapia neuro-pediatra e outra sala para terapia ocupacional neuro-pediatra.

O centro é da Unidade de Ensino-Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) da Uepa, que foi habilitada em 2014 para atendimento de dois tipos de especialidade: deficiência física e intelectual. Desde então, tornou-se referência na região metropolitana de Belém e municípios vizinhos, inclusive na Ilha do Marajó, com a realização de cerca de seis mil serviços mensais.

“Quando fomos habilitados, o mínimo era de 200 atendimentos. Com o crescimento da demanda, continuamos a oferecer o serviço, mas com essa ampliação teremos espaço para dar mais qualidade às pessoas”, declarou Ana Irene de Oliveira, gerente do CER II.

Obra e atendimento

A obra começou em 2015, com um orçamento de mais de R$ 900 mil do Ministério da Saúde (MS), possibilitando a ampliação de espaços existentes e construção de novas salas.

O CER II agora está dotado de ambientes para integração sensorial; terapia ocupacional e fisioterapia neuropediátricas, e cinco consultórios especializados para atendimento de autistas e pessoas com deficiência intelectual.

A equipe de trabalho do centro é multiprofissional e envolve as áreas de terapia ocupacional, neurologia, fonoaudiologia, assistência social, psicologia, psiquiatria, enfermagem e administrativa.

Além dos novos espaços, as melhorias preveem a aquisição de equipamentos a partir de outro recurso no valor de R$ 1 milhão, também do Ministério da Saúde. O valor está aprovado e o processo está em fase de transferência junto à Sespa. Enquanto isso, o espaço funcionará com um remanejamento dos equipamentos que a Ueafto já possui.

Serviço

O Centro Especializado em Reabilitação fica localizado no campus do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, no endereço travessa Perebebuí, 2.623.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE