Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Arrastão do Pavulagem inicia o festejo junino em Belém neste domingo, 17

O primeiro Arrastão de 2018 terá mudanças para se adequar às novas regras de utilização da Praça da República. Programação ocorre nos dias 17 e 24 de junho e 1º e 8 de julho, sempre a partir das 8h.

 
 -  O boi-bumbá todo enfeitado é um dos ícones do Arrastão do Pavulagem  Foto: Alexandre Yuri/Divulgação
O boi-bumbá todo enfeitado é um dos ícones do Arrastão do Pavulagem Foto: Alexandre Yuri/Divulgação

Neste domingo (17) começa em Belém o primeiro dos quatro cortejos de 2018 do Arrastão do Pavulagem, uma manifestação cultural que acontece desde junho de 1987. O arrastão ocorre tradicionalmente no período do mês junino e também no sábado que antecede o Círio de Nazaré.

A festa nesse domingo começa às 8h na Escadinha da Estação das Docas e segue com o boi azulado pela avenida Presidente Vargas ao som de toadas de boi bumbá, quadrilhas e carimbós até a Praça da República.

Para completar a festa na praça, a banda Arraial do Pavulagem se apresenta nos quatro domingos de Arrastão. O novo show da banda apresenta as músicas do disco "Caeté Camará", recém-lançado nas plataformas virtuais de música, além de clássicos que já fazem parte da tradição dos festejos juninos do Pará.

Primeiro cortejo junino do Arrastão do Pavulagem sai às ruas de Belém na manhã deste domingo (17) e deve atrair milhares de brincantes. (Foto: Divulgação/Instituto Arraial do Pavulagem) Primeiro cortejo junino do Arrastão do Pavulagem sai às ruas de Belém na manhã deste domingo (17) e deve atrair milhares de brincantes. (Foto: Divulgação/Instituto Arraial do Pavulagem)

Primeiro cortejo junino do Arrastão do Pavulagem sai às ruas de Belém na manhã deste domingo (17) e deve atrair milhares de brincantes. (Foto: Divulgação/Instituto Arraial do Pavulagem)

O Instituto Arraial do Pavulagem informou que inicialmente o arrastão 2018 começaria no dia 10 de junho, mas foi adiado devido à falta de material nos fornecedores para a confecção de adereços e camisas dos participantes, efeito da greve nacional dos caminhoneiros, mas no dia 17 o cortejo vai às ruas com o visual completo.

Novos elementos visuais vão integrar o cortejo, principalmente na ala infantil, que vai receber novos brinquedos produzidos pelo Instituto e por artesãos dos tradicionais bois-de-máscara do município de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará.

A inscrição de crianças para a participação na ala infantil é realizada durante a concentração do Arrastão e é gratuita. Crianças de 3 a 10 anos podem participar, mas devem ser acompanhadas por um responsável durante o cortejo.

Milhares de pessoas são esperadas para o Arrastão do Pavulagem 2018 (Foto: Igoo Mota/Amazônia Hoje) Milhares de pessoas são esperadas para o Arrastão do Pavulagem 2018 (Foto: Igoo Mota/Amazônia Hoje)

Milhares de pessoas são esperadas para o Arrastão do Pavulagem 2018 (Foto: Igoo Mota/Amazônia Hoje)

Novidades

O palco principal da festa vai mudar de lugar para se adequar às novas regras de utilização da Praça da República. Antes situado ao lado do Teatro Waldemar Henrique, o palco que vai receber o show da banda Arraial do Pavulagem agora vai estar localizado ao lado do Theatro da Paz, próximo ao ponto de encerramento do cortejo.

Outra mudança ocorre nos horários do Arrastão, que será realizado mais cedo em relação aos anos anteriores. A programação vai começar às 8h da manhã com a concentração na Escadinha da Estação das Docas e no cais do Hotel Gold Mar, de onde vai partir o barco que leva o boi Pavulagem pela baía do rio Guajará.

O horário previsto para a saída do cortejo é 9h30, com a chegada do barco na Escadinha. O show na Praça da República tem previsão de início às 11h30 e de encerramento às 13h.

Crianças participam do Arrastão do Pavulagem  (Foto: Dah Passos/Instituto Arraial do Pavulagem) Crianças participam do Arrastão do Pavulagem  (Foto: Dah Passos/Instituto Arraial do Pavulagem)

Crianças participam do Arrastão do Pavulagem (Foto: Dah Passos/Instituto Arraial do Pavulagem)

No primeiro domingo de Arrastão é realizada a cerimônia dos Mastros de São João, que desembarcam junto com o boi Pavulagem na Escadinha da Estação e são fincados na Praça dos Estivadores antes da saída do cortejo pela avenida Presidente Vargas. A cerimônia simboliza o início do período de festa, que só termina com a derrubada dos mastros no início do último cortejo, marcado para o dia 8 de julho.

Os cortejos de 2018 também celebram os 15 anos do Instituto Arraial do Pavulagem.

Serviço: Arrastão do Pavulagem 2018, nos dias 17 e 24 de junho e 1º e 8 de julho. Neste domingo (17), a concentração será às 8h na Escadinha da Estação das Docas. Saída às 9h com a chegada do barco com os mastros de São João e o Boi Pavulagem.

Lucelle Nascimento tocando "barrica", um tipo de tambor pendurado no ombro (Foto: Arquivo Pessoal) Lucelle Nascimento tocando "barrica", um tipo de tambor pendurado no ombro (Foto: Arquivo Pessoal)

Lucelle Nascimento tocando "barrica", um tipo de tambor pendurado no ombro (Foto: Arquivo Pessoal)

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE