Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

No Dia Mundial do Rock, ouça 13 músicas com o clima da sexta-feira 13

Coincidência ou não, ocasião é perfeita para ouvir canções um tanto macabras. Veja lista com Ramones, Raul Seixas, Black Sabbath e mais.

 
 -  Ozzy Osbourne é vocalista do Black Sabbath  Foto: Divulgação
Ozzy Osbourne é vocalista do Black Sabbath Foto: Divulgação

Neste ano, o Dia Mundial do Rock caiu justamente numa sexta-feira 13. Coincidência ou não, a ocasião é perfeita para celebrar ouvindo músicas um tantinho macabras.

O G1 facilita a vida dos roqueiros e lista abaixo 13 faixas com o clima certo para a data.

Como surgiu o Dia do Rock?

A celebração no 13 de julho foi inventada por Phil Collins. Durante o Live Aid, um festival que aconteceu simultâneamente em Londres e na Filadélfia na mesma data de 1985, ele expressou o desejo de que aquele fosse considerado o dia mundial do rock.

A data, porém, não é tão mundial assim. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, o projeto não foi levado a sério. No Brasil, o Dia do Rock colou porque rádios especializadas em rock passaram a citar a comemoração.

Phil Collins foi o 'inventor' do Dia do Rock (Foto: Celso Tavares/G1) Phil Collins foi o 'inventor' do Dia do Rock (Foto: Celso Tavares/G1)

Phil Collins foi o 'inventor' do Dia do Rock (Foto: Celso Tavares/G1)

'Pet sematary' (Ramones)

Clássico da banda punk, a música foi escrita para a adaptação para os cinemas do livro de mesmo nome de Stephen King. No Brasil, o filme de 1989 ganhou o nome "O cemitério maldito".

'Sexta-feira 13' (Cemitério)

Essa banda brasileira de death metal faz músicas inspiradas em filmes clássicos do terror. Nessa, conta a história de Jason Voorhees, que morre afogado em um acampamento amaldiçoado.

'Friday the 13th' (Misfits)

A banda americana que criou o chamado horror punk, um sub gênero do punk, alerta para os perigos da sexta-feira 13 em uma de suas músicas mais assustadoras.

'Rock do diabo' (Raul Seixas)

Se o diabo é mesmo o pai do rock, como diz Raul em um de seus clássicos, a sexta 13 é a data certa para celebrar o gênero.

'The number of the beast' (Iron Maiden)

A música dá nome ao terceiro álbum da banda britânica de heavy metal. Ela fala do número 666, descrito como "número da besta" pela tradição cristã.

'13' (Megadeth)

É a música-título do 13° álbum da banda de thrash metal, com letra sobre alguém assombrado pelos próprios pensamentos.

'Sympathy for the devil' (The Rolling Stones)

Uma das músicas mais famosas dos Stones foi lançada em 1968. Seu título, que pode ser traduzido como "simpatia pelo demônio", gera até hoje especulações que relacionam a banda a práticas satanistas.

'Sexta-feira 13' (Xutos & Pontapés)

Essa banda portuguesa de rock foi formada no fim dos anos 1970 e está ativa até hoje. Nessa letra, ela avisa que na sexta 13 "tudo pode correr mal".

'Noite preta' (Vange Leonel)

É a música mais famosa da cantora brasileira. Foi usada como tema de abertura da novela "Vamp" (TV Globo), exibida entre 1991 e 1992.

'Room 13' (Black Flag)

É difícil sobreviver ao quarto 13 na angustiante letra da banda americana, uma das mais cultuadas do movimento punk.

'Enter Sandman' (Metallica)

A letra sobre terror noturno só não é mais horripilante que o clipe desse clássico do Metallica.

'Black sabbath' (Black Sabbath)

Algumas pessoas consideram essa uma das primeiras músicas de heavy metal da história. Ela também gerou boatos que ligam o Sabbath ao satanismo.

'The 13th' (The Cure)

Para terminar de forma mais leve, essa do Cure lembra a data, mas tem melodia dançante.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE