Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Ainda sem pagamentos, servidores fazem manifestação em frente ao HC-UFU

Greve continua até que repasses sejam regularizados, diz Sind-Saúde. UFU informou que dinheiro cai na conta nos próximos dias.

 
 -  Servidores levaram faixas e reinvidicaram normalização de pagamentos no HC-UFU em Uberlândia  Foto: G1
Servidores levaram faixas e reinvidicaram normalização de pagamentos no HC-UFU em Uberlândia Foto: G1

Servidores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), contratados pela Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), fizeram uma manifestação em frente ao hospital na manhã desta sexta-feira (13). A categoria está em greve por causa do atraso no pagamento dos salários.

A greve foi iniciada na última quarta-feira (11) e, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Uberlândia e região (Sind-Saúde), 70% dos 1.350 servidores da fundação paralisaram as atividades, sendo que o restante trabalha em esquema de escala para manter o contingente obrigatório.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) havia informado que um repasse de cerca de R$ 10 milhões foi feito do Fundo Nacional de Saúde na manhã de quinta-feira (12), mas que os recursos destinados ao pagamento dos funcionários devem cair nas contas nos próximos dias.

Mesmo com a sinalização do pagamento, o presidente do Sind-Saúde, Ronaldo Rosa, justificou que só o pagamento não é suficiente já que a categoria também quer a garantia de normalização dos pagamentos até o quinto dia útil de cada mês. Os atrasos nos depósitos ocorrem há cerca de sete meses.

O Ministério Público chegou a ajuizar uma ação pedindo o bloqueio de R$ 31 milhões da União e do Estado a fim de assegurar os repasses. Enquanto a greve continua, o hospital está com restrições no atendimento por deficiência das escalas de trabalho. A unidade só receberá casos de extrema emergência e com risco iminente de morte.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE