Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Moradores de seis comunidades de Monte Alegre recebem capacitação de panificação

Oficinas ocorreram de 2 a 13 de julho na comunidade Maxirá e 20 moradores foram contemplados.

 

Moradores de seis comunidades da Área de Proteção Ambiental Paytuna, próximas do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), no oeste do Pará, participaram de oficinas de panificação promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio). A capacitação ocorreu 2 a 13 de julho, na comunidade do Maxirá, e teve Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Santarém.

Participaram do curso 20 residentes das comunidades do Ererê, Maxirá, Maxirazinho, Santana, Paituna e Lages. Essas comunidades ficam nos arredores do Pema e, ao longo de 2017 e 2018, têm recebido diversas atividades de capacitação para o atendimento e a prestação de serviços aos turistas que visitam a área.

A oficina é a segunda etapa do projeto de Hospitalidade Turística promovido, em Monte Alegre, pelo Ideflor-bio e pela Setur. Essa etapa é parte da capacitação de serviços e leva aos participantes informações básicas, teóricas e práticas, sobre a produção de pães e doces, para que eles estejam preparados a fornecer o café da manhã para os visitantes/hóspedes do Pema e da APA.

Durante a oficina, os participantes aprenderam a produzir pães, doces, bolos, salgados e folheados, além de técnicas de fermentação de massa e higienização de espaço de trabalho e utensílios utilizados na produção dos alimentos.

As seis comunidades participantes da oficina já receberam, no contexto do projeto de Hospitalidade Turística, cursos de formação de condutores de trilhas ecológicas, capacitação sobre o patrimônio cultural e histórico do Pema e recebimento de hóspedes. Nas próximas etapas do projeto, que devem ocorrer ainda em 2018, Ideflor-bio e Setur levarão a Monte Alegre diversas capacitações, como a formação de camareiras e administração de empreendimentos comunitários.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE