Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Moradores de rua recebem serviços de beleza em ação de integração social em Santarém

Foram ofertados a 12 moradores de rua serviços de corte de cabelo e barba. Ação foi desenvolvida por socioeducandos que cumprem medidas em meio aberto.

 
 -  Moradores de rua receberam serviços de beleza em ação social em Santarém  Foto: Prefeitura de Santarém/Divulgação
Moradores de rua receberam serviços de beleza em ação social em Santarém Foto: Prefeitura de Santarém/Divulgação

As pessoas que vivem em situação de rua diariamente recebem olhares preconceituosos, “tortos” e que de alguma forma ferem. Durante uma ação de integração social em Santarém, no oeste do Pará, 12 moradores de rua receberam serviços de beleza, como cortes de cabelo e de barba. O que parece atos simples para alguns, para eles é fundamental para melhorar a autoestima dessas pessoas.

A ação ocorreu na sexta-feira (10) na abertura da Segunda Jornada de Oportunidades Sem Medidas e proporcionou a 10 socioeducandos que cumprem medidas em meio aberto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) uma capacitação para o mercado de trabalho com o curso intensivo de formação de barbeiros.

Marcos Venício do Nascimento fez barba e o cabelo e agradeceu o cuidado que teve durante a ação. "Eu achei a iniciativa muito boa, muito importante, tanto para nós quanto para esses rapazes. É um grande incentivo para eles aprenderem e terem uma formação, e para nós também que precisamos dessas ações", destacou o morador em situação de rua.

Ao todo foram  moradores de rua atendidos durante a ação de beleza em Santarém (Foto: Prefeitura de Santarém/Divulgação) Ao todo foram  moradores de rua atendidos durante a ação de beleza em Santarém (Foto: Prefeitura de Santarém/Divulgação)

Ao todo foram moradores de rua atendidos durante a ação de beleza em Santarém (Foto: Prefeitura de Santarém/Divulgação)

O momento foi de troca entre os dois grupos e de aprendizado. “Estar aqui nos proporcionou conhecer pessoas novas e também saber um pouco melhor sobre o dia a dia dessas pessoas que moram na rua. Daqui para frente teremos uma oportunidade de mudar nossa história junto com o Creas que tem nos ajudado muito também”, disse um dos socioeducandos.

Galucia Fiori, coordenadora do Centro Pop Dom Lino Vombommel elogiou a integração dos dois grupos sociais. "Foi uma experiência incrível receber os jovens usuários do Creas aqui no Centro Pop. A interação entre eles foi muito boa. Já estamos combinando para que a próxima turma do curso de Barbearia volte aqui para atender os nossos demais usuários”, destacou.

O curso de formação de barbeiros está sendo ministrado no auditório da Semtras de segunda a sexta-feira, das 14h ás 17h30, e será concluído no dia 18 de agosto. No dia 20 deste mês uma nova turma terá início com mais 10 socioeducandos.

Além do curso de formação de barbeiros, haverá a partir de setembro o curso de mecânica de motos, refrigeração comercial, estética e o curso de eletricista predial industrial para atender o interesse dos jovens em cumprimento de medidas.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE