Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Empresa deixa de cumprir rotas de transporte escolar e alunos ficam sem ir às aulas na região do Ituqui

Problema foi comunicado por lideranças comunitárias à Semed que já notificou a empresa responsável pelas rotas.

 

A empresa proprietária da embarcação contratada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para transporte escolar na região do Ituqui, em Santarém, oeste do Pará, ficou alguns dias da semana passada e parte dessa semana sem cumprir as rotas, fazendo com alunos de sete escolas municipais ficassem impossibilitados de assistir as aulas.

Nesse período em que as águas dos rios e lagos ainda estão baixado é muito perigoso atravessar o rio nas bajaras e por este motivo, os pais cobram a volta do serviço do transporte escolar para que as crianças sejam transportadas com segurança.

O problema foi comunicado ao Ministério Público por meio de documento, e também ao setor de Transporte Escolar, da Semed, que esteve na comunidade Patos do Ituqui na quarta-feira (15), para ver de perto a situação.

Por meio de nota, a Semed informou que o setor de Transporte Escolar está ciente de que a empresa contratada por meio de licitação deixou de cumprir os horários das suas rotas, e que já entrou em contato com o responsável pela empresa que se comprometeu a realizar o serviço em sua total normalidade a partir desta quinta-feira (16). A Semed pediu aos comunitários que monitorem o serviço de transporte e havendo qualquer irregularidade, que informem a secretaria para adoção de providências.

Infraestrutura precária

No documento protocolado no MP, o Conselho Comunitário do Ituqui relata também problemas relacionados a infraestrutura precárias das escolas das comunidades: Nova Vista, São José, São José 1, São Raimundo, São Benedito, Conceição e Aracampina. As unidades escolares estão com lâmpadas quebradas, salas destelhadas, quadros improvisados e banheiros sem o mínimo de condições de uso.

Banheiros de escola municipal do Ituqui está em precárias condições de uso (Foto: Sapopema/Divulgação) Banheiros de escola municipal do Ituqui está em precárias condições de uso (Foto: Sapopema/Divulgação)

Banheiros de escola municipal do Ituqui está em precárias condições de uso (Foto: Sapopema/Divulgação)

Nos anexos do documento constam fotos que mostram pisos soltos, salas destelhadas, banheiros com problemas, portas sem fechaduras e vários outros problemas nas escolas.

Escola municipal na região do Ituqui sem parte do telhado (Foto: Sapopema/Divulgação) Escola municipal na região do Ituqui sem parte do telhado (Foto: Sapopema/Divulgação)

Escola municipal na região do Ituqui sem parte do telhado (Foto: Sapopema/Divulgação)

Em relação às queixas do Conselho Comunitário com relação à precariedade das escolas, a Semed informou que já está com o levantamento em mãos e as unidades estão incluída em um plano de reformas. “As escolas que necessitam de pequenos reparos. Que terão o serviço realizado em breve. Quanto às carteiras, a secretaria está realizando pesquisa de preços para realizar licitação para aquisição de um quantitativo inicial para amenizar as demandas”, disse em nota.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE