Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

REGIONAL

Prefeita de Sinop inaugura vitrine de fruticultura

 
 -
A prefeita Rosana Martinelli (PR) inaugurou, nesta quinta-feira (13), a vitrine de fruticultura montada pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), pasta que envolve, também, a Secretaria de Agricultura de Sinop.

O campo experimental fica na estrada Silvana, bairro Lídia, em uma área da Coopernop, onde técnicos e engenheiros da secretaria desenvolvem um projeto experimental e científico com 20 espécies frutíferas.

"Desde o início da nossa gestão nós colocamos a importância da valorização do pequeno produtor e isso que estamos fazendo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a cooperativa, nessa chácara é desenvolver as variedades que são possíveisem nosso município", ressaltou a prefeita.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, destacou ainda a importância da parceria com a cooperativa. "É um projeto importante porque nós queríamos desenvolver a fruticultura no nosso município e não tínhamos um local para o agricultor ver. Aí montamos essa vitrine em parceria com a cooperativa".

O projeto envolve o cultivo, o experimento e o desenvolvimento de tangerina dekopon, romã, pitaya, banana da terra, banana nanica, goiaba, acerola, cupuaçu, caju,manga parvin, mamão, figo, abacaxi, maracujá, entre outros com grande potencial da produção ser absorvida pelo mercado local consumidor, assim como pela indústria de transformação [polpas]. 

De acordo com um dos técnicos da SEDEC e responsável pelo projeto, Clóvis Sanches, grande parte das frutas comercializadas pelos mercados vêm de fora do município. Ele ressalta que a intenção do projeto é fazer produzir frutas com grande valor de mercado e que, ainda, não são produzidas na região.

"O objetivo principal desse projeto é mostrar que uma pequena propriedade pode ser viável quando bem aproveitada. Temos aqui frutíferas que com um ano está produzindo, por exemplo, com seis meses o maracujá já entrou em produção, o abacaxi também", exemplificou Clóvis.

Ainda no incentivo à agricultura familiar, 50 tanques de peixes foram construídos na Gleba Mercedes V onde as famílias contempladas com o projeto poderão deixar a monoeconomia do leite e incrementar a renda com a criação e o comércio de peixes.

Esta e outras ações fazem parte do Celebra Sinop, evento comemorativo aos 44 anos de fundação do município e que concentra uma série de atividades culturais, esportivas, visitações e inaugurações.

A programação cultural teve início no dia 08, com uma missa da cidade, casamento social e um grande show com o padre Alessandro Campos. Leva o apoio do Grupo Sinop, Unimed Norte, Câmara de Vereadores e entidades do município.


Da Assessoria

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE