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Prefeitura espera fazer atualização cadastral de 25 mil imóveis em Santarém

Atualização não era feita há oito anos. Campanha iniciou nesta quinta-feira 11 e segue até dezembro.

 
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Com o slogan "Juntos construindo uma Santarém cada vez melhor", Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) visa atualizar informações cadastrais de aproximadamente 25 mil imóveis e seus respectivos proprietários, em todo o perímetro urbano. A atualização do cadastro imobiliário não era feita há pelo menos oito anos.

A campanha iniciou nesta quinta-feira (11) e segue até 30 de dezembro. A atualização é importante para promover justiça fiscal, planejamento urbano, onde a administração municipal poderá ter maiores condições de desenvolver trabalhos em prol da população, além de utilizar as informações para fins de regularização fundiária – nos casos em que as pessoas não possuem escritura pública.

Também será possível fazer o retrato da ocupação do solo de Santarém, do tipo de utilização que está sendo dada aos imóveis, seja para habitação e não habitacional, quantidade de terrenos baldios.

Crescimento imobiliário

Por estar há quase 10 anos sem atualização percebeu-se a necessidade devido ao crescimento imobiliário no município. “Nos últimos três anos houve uma corrida imobiliária, o município se estendeu um pouco mais para a periferia, nós temos áreas da periferia que não estão levantadas como o Mararu, Urumanduba, Vigia, Ipanema e Cambuquira”, disse o chefe da Divisão de Cadastro Imobiliário Amauri Aguiar.

Novos bairros foram criados pretensamente em várias áreas. Atualmente, Santarém conta com 48 bairros legalmente construídos.

Como fazer a atualização?

Para fazer a atualização do cadastro imobiliário, o proprietário deve comparecer a Divisão de Cadastro Imobiliário na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizada na Avenida Sérgio Henn, 829, bairro Aeroporto Velho, próximo à Prefeitura e apresentar os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Recibo de compra e venda do imóvel.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações: (93) 2101- 5135.

A secretária de Finanças Josilene Pinto, orienta para que o cidadão não deixe para fazer o cadastro na última hora. "Pedimos que o contribuinte não tenha receio em vir atualizar o cadastro do seu imóvel. Ele não será penalizado por não estar com o cadastro atualizado, de forma nenhuma. Com a atualização, o contribuinte, além de estar exercendo sua cidadania com educação fiscal, passará a estar apto a concorrer ao sorteio do IPTU Premiado 2019”, disse.

 

 

 

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