Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Círio mirim abre último dia das festividades de Nossa Senhora Aparecida em Santarém

Crianças e famílias saíram da Pastoral do Menor rumo à Paróquia da padroeira. Programação segue com peça teatral, procissão, missa e jantar.

 
 -   head  meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec
head meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec

O dia 12 de outubro é feriado nacional, por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mas na mesma data, também é comemorado o Dia das Crianças. Pensando nisso, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Santarém, no oeste do Pará, promoveu na manhã desta sexta-feira (12) o Círio mirim, levando crianças e famílias a caminharem pelas ruas da cidade. A programação abriu o último dia de festividades da padroeira.

Por volta das 7h30, a procissão saiu da Pastoral do Menor rumo à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida. A escolha da Pastoral se deu pelos 30 anos da entidade em Santarém, comemorados em 2018. Após a chegada do Círio mirim, uma missa foi celebrada pelo padre Romildo Maurício da Silva. A programação pela manhã segue com a apresentação de uma peça teatral infantil e um lanche para os participantes.

“Apesar de ainda não termos o número exato, o que temos observado é que a cada ano vem aumentando a participação das crianças. Fizemos uma ligação com o dia da padroeira do Brasil e o dia das crianças, por isso resolvemos fazer o círio para as crianças. Os pais têm acolhido, as famílias vêm e a cada ano buscamos melhorar. Desta vez estamos ofertamos o lanche, já que as crianças saíram em procissão muito cedo, e a apresentação teatral”, explicou a funcionária da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Maria do Socorro.

Ainda de acordo com Maria, o Círio mirim de Nossa Senhora Aparecida começou a ser realizado um ano antes do Círio das Crianças de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos católicos santarenos, e este ano está na 13ª edição.

Procissão reuniu crianças e famílias na manhã desta sexta-feira (12) — Foto: Divulgação/Pascom Diocese de Santarém Procissão reuniu crianças e famílias na manhã desta sexta-feira (12) — Foto: Divulgação/Pascom Diocese de Santarém

Procissão reuniu crianças e famílias na manhã desta sexta-feira (12) — Foto: Divulgação/Pascom Diocese de Santarém

Após as atividades pela manhã, a paróquia se prepara para o encerramento das festividades de Nossa Senhora Aparecida, com programação no fim da tarde e à noite. Uma nova procissão sairá da igreja às 18 horas, percorrendo ruas próximas e retornando para o mesmo local, onde a partir das 19h30 será celebrada uma missa campal, presidida pelo bispo de Santarém, Dom Flávio Giovenale.

As festividades, que iniciaram no dia 30 de setembro em Santarém, serão encerradas com a venda de um jantar da padroeira, na área externa da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada na Avenida Marechal Rondon, entre as Travessas Barjonas de Miranda e Silva Jardim.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE