Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Círio 100 da Conceição tem 14 procissões oficiais, incluindo romarias; entenda

A festividade começou com a Carreata de Maria e termina com o Recírio.

 
 -   head  meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec
head meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec

Milhares de devotos são esperados nas festividades do Círio da Conceição, padroeira de Santarém, a terceira maior cidade do Pará. Este ano, a Diocese celebra o Círio 100 - a segunda maior procissão terrestre do estado, depois do Círio de Nazaré.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição teve origem em 1661, porém, o primeiro Círio foi em 1919, com procissão única no dia 28 de novembro. Mais tarde, outras homenagens foram incluídas nas festividades.

A programação começou com a tradicional Carreata de Maria e termina com o Recírio. Este ano, o Círio conta com 14 procissões oficiais, incluindo as romarias. Os eventos crescem a cada ano e reúnem uma multidão de devotos por toda a cidade. Confira as procissões e romarias:

1. Carreata de Maria

A Carreata de Maria surgiu em 1995 e abre as festividades. Este ano, centenas de pessoas acompanharam a imagem, levada em carro aberto por ruas e avenidas da cidade. A proposta é contemplar os fiéis que moram em locais onde não há procissão.

2. Remaria do Círio

A 3ª Remaria do Círio 100 será no domingo, 11 de novembro, com concentração às 16h30 na praia do Maracanã. A saída será às 17h30 e encerra em frente ao elevado da Praça da Matriz e vai reunir canoístas, lanchas, bajaras, caiaques e motoaquáticas.

3. Ciclo Romaria

A Ciclo Romaria chega em sua terceira edição este ano. O evento será na quinta-feira, dia 15 de novembro. Os ciclistas saem às 18h do Parque da Cidade e seguem por ruas e avenidas da cidade até o elevado da Praça da Matriz, no Centro.

As inscrições para a Ciclo Romarua devem ser feitas na Dakra Sport Center, localizada na avenida Magalhães Barata, bairro Caranazal. Na inscrição é solicitada uma taxa de R$ 20 e mais um quilo de alimento não perecível.

4. Moto Romaria

A Moto Romaria reúne centenas de motociclistas por ruas a avenidas de Santarém. Este ano, será no dia 15 de novembro, quinta-feira. A saída será da Igreja do Santíssimo Sacramento às 18h e a chegada no elevado da Praça da Matriz, no Centro.

5. Trasladação do Círio das Crianças

A trasladação do Círio das Crianças ocorre desde 2017 e este ano será no sábado, dia 17 de novembro. A saída será às 18h30 da Igreja Matriz e a chegada na Igreja de Fátima. A procissão reúne crianças de entidades, colégios, escolas, catequeses e coroinhas.

6. Círio das Crianças

O Círio das Crianças ocorre desde 2007. A homenagem das crianças à Virgem da Conceição ganhou proporção ao longo dos anos e reúne centenas de pessoas. Este ano, será dia 18 de novembro, com saída às 7h da igreja de Fátima até a igreja Matriz.

7. Romaria dos Órgãos de Segurança e Proteção Social

A Romaria surgiu em 2013 e oportuniza aos Ógãos de Segurança e Proteção Social uma maior manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora da Conceição. Este ano, será no dia 23 de novembro, sexta, com saída às 17h do 3º-BPM e chegada na Igreja Matriz.

8. Romaria Fluvial

A Romaria Fluvial surgiu em 2014, onde os fiéis prestam as homenagens pelo rio Tapajós. Este ano, será no dia 24 de novembro, sábado, às 8h. A saída e a chegada serão do Terminal Fluvial Turístico. Depois os fiéis seguem em procissão até a Igreja Matriz.

9. Trasladação do Círio 100

A trasladação do Círio 100 é uma das mais importantes da festa. Ela antecede a grande procissão de domingo. A trasladação é o primeiro encontro dos fiéis com a imagem oficial de Nossa Senhora da Conceição.

A procissão será dia 24 de novembro, às 18h. A imagem é conduzida da Matriz até a Igreja de São Sebastião. No trajeto, de pouco mais de 3 km, fiéis prestam homenagens na frente casas, empresas e escolas.

10. Círio 100 da Conceição

O Círio 100 vai ocorrer dia 25 de novembro, com saída às 7h da igreja de São Sebastião e chegada na Praça da Matriz, no Centro. O percurso é de quase 7 km e cerca de quatro horas de caminhada. Durante o trajeto, serão prestadas 21 homenagens no total.

11. Caminhada Sempre Jovem - Idosos

A Caminhada Sempre Jovem surgiu em 2007 e reúne em especial os idosos. A Romaria tem o trajeto mais curto. Este ano, vai sair às 18h da casa do devoto Elias do Rosário (seu Lili), na travessa Moraes Sarmento e segue até a Igreja Matriz.

12. Caminhada de Fé com Maria

A Caminhada de Fé Com Maria surgiu em 1995. Ela é hoje a segunda maior romaria e reúne cerca de 80 mil devotos. Os fiéis saem de Mojuí dos Campos às 20h de sábado, 1º de dezembro e caminham 37 km até Santarém, para agradecer e pagar promessas.

13. Romaria da Juventude

A Romaria de Juventude surgiu em 2010 e reúne jovens de várias regiões. No trajeto, momentos de alegria e muita fé. Este ano, a romaria será no dia 7 de dezembro, sexta, com saída às 19h da Igreja São Sebastião e a chegada no elevado da Praça da Matriz.

14. Procissão do Círio

É a mais antiga procissão da Festividade de Nossa Senhora da Conceição. No dia 8 de dezembro, às 18h, centenas de fiéis percorrem um trajeto curto nas ruas ao entorno da Catedral até o Elevado da Matriz, onde é anunciado o encerramento da Festa.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE