Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Integrantes de Comitê Intertribal visitam Juruti para possível realização de Festival de Culturas Indígenas

Na ocasião, foram visitados locais que podem servir de espaço para a realização do Festival em 2019. O evento destaca a culinária, esporte, espiritualidade e tradição indígenas.

 
 -   head  meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec
head meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec

Integrantes do Comitê Intertribal Memória e Ciência (ITC) participaram de uma reunião na sexta-feira (9), em Juruti, no oeste do Pará, para verificar a viabilidade de realizar no município o Festival das Culturas Indígenas da Amazônia, em 2019. O ITC é um dos idealizadores dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).

Acompanhados do prefeito da cidade, Henrique Costa, e da secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Ariadne Lima, os integrantes do ITC, Marcos e Carlos Terena, visitaram os locais que podem servir de espaço para a realização das atividades.

Marcos explicou que o Festival é um evento que destaca a culinária, esporte, espiritualidade e tradição dos povos indígenas. “O Festival das Culturas Indígenas da Amazônia deve contar com a participação de representantes de várias etnias do Brasil e até do exterior. Esperamos que o evento reúna cerca de 600 indígenas vindos de vários estados brasileiros”, informou.

“Assim como o nosso Festival das Tribos Indígenas, realizado há 24 anos, o Festival das Culturas Indígenas da Amazônia será mais uma oportunidade tanto para os nossos moradores quanto para os visitantes de conhecer a cultura indígena em sua essência”, disse a secretária.

Os dois integrantes do ITC também foram recebidos por representantes das Tribos Muirapinima e Munduruku. “Nós estamos muito satisfeitos com a visita dos representantes do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e estamos confiantes que vai dar tudo certo para que o nosso município possa ser a sede do Festival das Culturas. Temos aqui uma verdadeira representação da cultura indígena em sua originalidade. Um evento desse porte tem muito a contribuir com o desenvolvimento do município, especialmente nas áreas da cultura e do turismo”, disse o prefeito de Juruti.

Marcos e Carlos Terena retornam a Brasília para a elaboração do projeto do Festival das Culturas Indígenas da Amazônia. O evento ainda não tem data definida.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE