Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Estados Unidos vão ajudar a reconstruir a Síria apenas com saída do Irã, diz secretário

Mile Pompeo está em viagem pelo Oriente Médio para explicar retirada de militares na Síria.

 

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou nesta quinta-feira (10) que os Estados Unidos só contribuirão para reconstruir a Síria – devastada por anos de guerra civil – se o Irã deixar as forças que mantém no país árabe.

O Irã é aliado do regime de Bashar Al-Assad na Síria – e ambos são hostis ao governo dos Estados Unidos, que apoiam milícias opositoras.

Em visita à Universidade Americana do Cairo, no Egito, Pompeo afirmou que vai trabalhar com aliados para "expulsar até o último soldado iraniano".

"As nações do Oriente Médio jamais terão segurança, estabilidade econômica ou vão realizar os sonhos dos povos se o regime revolucionário do Irã insistir em sua política atual", disse Pompeo.

Pompeo fez escala no Egito nesta viagem por nove países do Oriente Médio. A ideia do governo dos EUA é explicar aos aliados na região as razões de o presidente Donald Trump anunciar a retirada os soldados norte-americanos na Síria. Nesta semana, o secretário visitou, de surpresa, o Iraque, onde se encontrou com representantes do governo iraquiano.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE