Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Em Santarém, alunos da Apae plantam mudas e ajudam na montagem de horta

Objetivo da atividade é que alunos despertem interesse pelas plantas e aprendam sobre alimentação saudável

 
 -   head  meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec
head meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec

Quando voltou às aulas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Santarém, no oeste do Pará, Leiciane Andrade não sabia que poderia “virar” uma horticultora. Ela e um grupo de cerca de 40 alunos recebem orientações de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para o plantio de mudas e a montagem de uma horta na instituição.

“Eu gosto de plantar as mudas, molhar as plantas, cuidar das mudas e de tudo aqui”, resumiu a estudante da Apae Santarém.

Por meio de uma oficina terapêutica, os alunos aprendem a formar as mudas, regar e plantá-las. São plantadas hortaliças, como alface, couve e coentro, cebolinha, chicória, e a ideia é que depois os alimentos sejam aproveitados nas refeições preparadas para as turmas.

O extensionista rural da Emater Santarém, Ederlan Correa, explicou que as orientações foram passadas para os professores, mas que outros trabalhos serão realizados junto à Apae.

“Aqui a gente desenvolveu junto com os professores toda a metodologia para a construção da horta, executar o plantio, a parte de sementeira, o processo de espaçamento, enfim, tudo sobre o plantio das hortaliças. Vamos colocar um profissional à disposição sempre que precisar, vamos fazer outros treinamentos com eles. Vemos que os alunos ficam empolgados com o trabalho, gostam de colocar a mão na terra”, afirmou Correa.

Técnicos da Emater treinaram professores e alunos sobre o processo de plantio — Foto: Gustavo Campos/G1 Técnicos da Emater treinaram professores e alunos sobre o processo de plantio — Foto: Gustavo Campos/G1

Técnicos da Emater treinaram professores e alunos sobre o processo de plantio — Foto: Gustavo Campos/G1

Para a coordenadora pedagógica da Apae, Denise Sá, além de incentivar o contato com a natureza, a atividade tem outro objetivo: o de promover a alimentação saudável entre os estudantes. Ela acredita que quando eles perceberem que os alimentos que estão comendo foram as hortaliças que plantaram, isso fará com que eles tenham mais vontade de apreciar o cardápio.

“É um momento muito prazeroso. Queremos despertar o interesse pelas plantas, o cuidado, além de propor uma alimentação mais saudável. Cada plantinha que eles estão fazendo a muda, molhando, é algo que eles sabem que vai se transformar em um alimento saudável. É divertido para eles, é gostoso de fazer”, destacou.

“Nós temos alimentos como sopas, saladas, e vamos utilizar estes alimentos aqui da horta, cultivada por eles”.

Além da horta, o grupo de jovens alunos também participa de outras oficinas, como aulas no Jardim Sensorial, música, projeto de dança e informática inclusiva. Quem ganha com isso? Os estudantes, como Leiciane, que aprendem todo dia algo novo.

Leiciane Andrade , aluna da Apae Santarém, plantando uma muda na horta da instituição — Foto: Gustavo Campos/G1 Leiciane Andrade , aluna da Apae Santarém, plantando uma muda na horta da instituição — Foto: Gustavo Campos/G1

Leiciane Andrade , aluna da Apae Santarém, plantando uma muda na horta da instituição — Foto: Gustavo Campos/G1

“Gosto muito da Apae, aqui eu danço, faço educação física, aprendo sobre música. Me sinto muito bem aqui. Aqui é minha escola, aqui é minha Apae”, completou a aluna Leiciane Andrade.

A Associação espera que cerca de 150 estudantes participem das oficinas terapêuticas este ano, assim que a as turmas menores retornem. A Apae funciona em Santarém desde 1977, atuando como o objetivo de promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente, a instituição atende 289 usuários.

A Apae fica localizada na Rua 24 de Outubro, n ° 2668, bairro Liberdade. O contato com a unidade também pode ser feito pelo telefone (93) 3522-1677 ou pelo e-mail: santarem@apaepa.org.br.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE