Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Medicação que previne a infecção pelo vírus do HIV está disponível em Belém

Podem tomar a medicação homens com relação homoafetivas, travestis, transexuais e casais soros diferentes, que são pessoas que tem o HIV e se relacionam com pessoas que não têm o vírus.

 

Já está disponível em Belém um tratamento que pode prevenir a infecção pelo vírus da Aids, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A chamada "profilaxia pré-exposição" é voltada para pessoas que tem comportamentos de risco, e buscam minimizar as chances de contrair a doença.

A Sesma está disponibilizando gratuitamente uma medicação que evita qualquer tipo de contágio em relação ao HIV. De acordo com a gerencia da Casa Dia, que atende os portadores do vírus em Belém, podem tomar a medicação homens com relação homoafetivas, travestis, transexuais e casais soros diferentes, que são pessoas que tem o HIV e se relacionam com pessoas que não têm o vírus.

Para adquirir o remédio basta procurar a equipe multiprofissional da Casa Dia. O paciente vai passar por uma entrevista de elegibilidade, para saber se o paciente está apto a fazer o uso da medicação. Após isso serão realizados todos os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e então encaminhados ao médico para que a medicação seja prescrita.

Diminuir possibilidades

A "PrEP" é uma medicação e deve ser administrada diariamente através de uma pílula que contém dois medicamentos. Esses medicamentos bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. Assim, se tomado diariamente, a PrEP diminui a possibilidade de o HIV se estabelecer e se espalhar pelo corpo.

A gerencia da Casa Dia alerta, no entanto, que não basta apenas fazer o uso da medicação, é importante que durante as relações sexuais sejam utilizados outros métodos contraceptivos como a camisinha

A medicação previne apenas o vírus do HIV, as outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos não estão protegidos com o uso da medicação.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE