Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hospital Municipal recebe R$ 204 mil em equipamentos frutos de acordos na Operação Perfuga

Próximo setor a receber melhorias com os recursos é a lavanderia, além da aquisição de centrais de ar para o hospital.

 
 -   head  meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec
head meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec

49 novas camas hospitalares completas, 10 berços e 20 macas foram entregues ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo em Santarém, oeste do Pará, na manhã desta quinta-feira (14). Os equipamentos totalizaram o valor de R$ 204 mil, fruto do ressarcimento dos recursos desviados por réus da Operação Perfuga.

O setor de obstetrícia será contemplado com os equipamentos entregues hoje, além da psiquiatria, que receberá quatro camas.

Participaram da entrega dos equipamentos, o diretor do hospital, Dr. Itamar Júnior, a secretária de Saúde, Dayane Lima, o delegado responsável pelas investigações da Operação Perfuga, José Kleidson Castro, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, além de representantes do conselho municipal de saúde.

De acordo com o delegado José Kleidson Castro, a Operação Perfuga não se resume apenas às investigações. A Polícia Civil também está acompanhando toda destinação do dinheiro recuperado. Foi feita uma reunião no Ministério Público e foi firmado um acordo de que todo dinheiro seria destinado a melhorias no Hospital Municipal. “Estamos acompanhando a entrega de diversos equipamentos que vão enfim ter o seu destino para o qual ele deveria inicialmente ter que é o bem da sociedade, o bem da comunidade”, contou.

O delegado Castro falou ainda sobre a lição que a Operação deixou, mostrando que a polícia, assim como o Poder Judiciário estão vigilantes para solucionar os crimes em todas as esferas, principalmente na utilização dos recursos públicos. “É muito importante o efeito pedagógico de toda operação para que outras pessoas tomem conhecimento e que deixem de praticar atos ilegais, estamos fiscalizando. A população mais do que nunca está de olho”, completou.

De acordo com a secretária de Saúde, Dayane Lima, os equipamentos vão proporcionar mais conforto às pacientes, principalmente da obstetrícia, já que o hospital é referência no acolhimento das pacientes grávidas não só de Santarém, mas de outras comunidades da região. “Faz tempo que o hospital não recebe tantos equipamentos assim, nesta magnitude, principalmente para obstetrícia que é a parte mais emotiva, sensível, então é um benefício muito grande para as mamães, proporcionando mais conforto para elas”, contou.

Entrega de equipamentos ao hospital — Foto: Dominique Cavaleiro/G1 Entrega de equipamentos ao hospital — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

Entrega de equipamentos ao hospital — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, também esteve na entrega dos equipamentos e contou que os próximos investimentos deverão ser destinados para a lavanderia, além da aquisição de centrais de ar para o hospital.

“É a segunda entrega de equipamentos, tivemos a primeira que foram as entregas das cadeiras de rodas, macas, colchões decorrentes do ressarcimento do dinheiro público, fruto da Operação Perfuga que vem contribuir com a população ocupando melhor o hospital municipal. Conforme o dinheiro for entrando na conta, vamos conversando, dialogando com o MP e definir novos investimentos no hospital, o próximo será modernizar a lavanderia para oferecer melhores serviços para a população”, disse.

Conta Especial

Todo dinheiro que está retornando aos cofres públicos está sendo depositado em uma conta especial que é monitorada pelo Ministério Público. Nesta conta são depositados recursos oriundos dos acordos feitos com os reús para fazerem o ressarcimento de forma parcelada.

O dinheiro dos bens do ex-vereador Reginaldo Campos que foram a leilão e estão sendo pagos de forma parcelada, também está sendo depositado na conta específica para esta finalidade.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE