Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Veja o que foi salvo e o que foi destruído no incêndio da Catedral de Notre-Dame, em Paris

Santa Coroa , órgão e esculturas de mármore foram preservados. Telhado e flecha não resistiram.

 
 -   /
/ /

A destruição provocada pelo incêndio que atingiu a Catedral Notre-Dame de Paris ainda não foi oficialmente avaliada, mas parte de suas relíquias, como a Santa Coroa, puderam ser salvas.

O incêndio começou às 18h50 de Paris na segunda-feira (15) e só foi extinto na manhã de terça-feira (16). Apesar do trabalho intenso dos 400 bombeiros, parte da estrutura foi consumida pelas chamas, que só foram controladas depois de nove horas de incêndio.

Todo o telhado e toda a armação foram destruídos, parte da abóbada e a "flecha" (torre mais alta) caíram. Porém, no geral, a estrutura do prédio resistiu bem, segundo o ministro do Interior da França, Laurent Nuñez.

Coroa

Foto de arquivo de março de 2014 mostra a Santa Coroa durante cerimônia na catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Philippe Wojazer/Reuters/Arquivo Foto de arquivo de março de 2014 mostra a Santa Coroa durante cerimônia na catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Philippe Wojazer/Reuters/Arquivo

Foto de arquivo de março de 2014 mostra a Santa Coroa durante cerimônia na catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: Philippe Wojazer/Reuters/Arquivo

A Santa Coroa que, segundo a tradição católica foi utilizada por Jesus Cristo antes da crucificação, não sofreu danos. Ela é considerada a relíquia mais valiosa guardada na igreja.

Ela é composta de um "círculo de juncos unidos por fios de ouro, com um diâmetro de 21 centímetros", segundo o site da catedral.

O mesmo foi feito com outras duas relíquias da Paixão de Cristo, como um pedaço da cruz e um prego que teria perfurado seu corpo.

Esculturas de mármore

TV francesa mostra interior da Notre-Dame após incêndio

TV francesa mostra interior da Notre-Dame após incêndio

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE