Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Ufopa sedia 1ª Conferência Livre de Estudantes de Saúde de Santarém

O evento tem o objetivo de levantar as demandas da classe estudantil de saúde para serem levadas a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

 
 -   /
/ /

Será neste sábado (11), no auditório da Unidade Tapajós da Ufopa, das 8h às 18h, acadêmicos dos cursos de saúde da Ufopa, Iespes, Uepa e Ulbra participam a I Conferência Livre de Estudantes da Saúde de Santarém, com o tema “Desafios e Perspectivas na Formação Profissional para o Sistema Único de Saúde”.

A conferência dos estudantes tem o objetivo de levantar as demandas da classe estudantil de saúde de Santarém para serem levadas a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8). Também haverá a eleição de delegados para participarem do evento em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira, 9 de maio, pela internet, ou no sábado, no local do evento.

Acadêmica do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, Sílvia Letícia Gato, 27 anos, é membro da comissão organizadora. Para ela, a Conferência Livre é um espaço de participação e controle social, um espaço privilegiado para que os estudantes de saúde possam levantar suas demandas e propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde, para a formação profissional e para o setor público como um todo.

"É muito importante a participação de toda a comunidade de estudantes de saúde de Santarém, para elegermos delegados que irão levar essas propostas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, sendo a voz de Santarém e do interior da Amazônia", disse Sílvia Letícia.

Santarém terá a Conferência Municipal de Saúde nos dias 27 e 28 de junho para também discutir propostas para a Conferência Nacional.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) está marcada para o período de 28 a 31 de julho de 2019, em Brasília. As atividades preparatórias já estão acontecendo desde o ano passado.

Nesse evento nacional, a proposta temática enfatiza as conquistas da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido a primeira aberta à sociedade e por ter possibilitado a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a organização aponta a representação 8ª + 8 = 16ª Conferência Nacional de Saúde, dando ênfase ao evento de 86.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE