Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Nível do Rio Amazonas começa a baixar em Óbidos, no oeste do PA

De acordo com a Defesa Civil, na segunda-feira 13 a medição apontou que as águas baixaram 0,10 cm. Ruas da cidade foram submersas pela enchente.

 
 -   /
/ /

Os municípios da região oeste do Pará sofrem com o período de cheia dos rios e o inverno amazônico, mas pelo menos na cidade de Óbidos o nível do Rio Amazonas, que banha a localidade, já começou a baixar.

Quem afirma é a Defesa Civil do município, que realizou a medição de rotina na segunda-feira (13) e descobriu que o nível do rio está em 7,60 m, apontando uma redução de 0, 10 cm diante da última amostragem.

Apesar de a enchente de 2019 não ser uma das maiores dos últimos anos na região, alguns trechos da cidade foram atingidos pelas águas, deixando parte das ruas submersas. A cheia deste ano está abaixo cerca de 0, 92 cm do mesmo período em 2009 (ano da maior enchente do período recente), cerca de 0, 36 cm de 2017 e 0, 58 cm de 2018.

A Defesa Civil de Óbidos informou que vai providenciar madeira legalizada para a construção de pontes nos trechos alagados, caso o nível do rio volte a subir. Os agentes fazem o monitoramento dos pontos e os procedimentos necessários para diminuir os danos à população.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE