Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Com calendário recheado de opções, Santarém aposta em alta rotatividade de visitantes no segundo semestre

O calendário do segundo semestre conta com eventos religiosos, negócios, convenções, palestras ou atrações culturais, como o Sairé e o Revéillon de Alter do Chão.

 
 -   /
/ /

Com o fim do período chuvoso e um calendário recheado de opções, Santarém, no oeste do Pará, deve ter uma alta rotatividade de visitantes e operações de pouso e decolagem no segundo semestre. Já neste mês de julho, por conta das férias escolares, o fluxo de visitantes deve crescer ainda mais, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec).

O calendário do segundo semestre conta com eventos religiosos, negócios, convenções, palestras ou atrações culturais, como o Sairé e o Revéillon de Alter do Chão.

Procissão do Sairé 2018 — Foto: Adonias Silva/G1/Aequivo Procissão do Sairé 2018 — Foto: Adonias Silva/G1/Aequivo

Procissão do Sairé 2018 — Foto: Adonias Silva/G1/Aequivo

A expectativa da Prefeitura, é que a partir do aumento do fluxo de passageiros, mais de 290 mil turistas possam visitar e deixar dividendos ao município, movimentando rede hoteleira, comércio, entre outros setores, o que representaria uma injeção de mais de R$ 216 milhões na economia.

Desde 1998, a cidade está na rota turística do Ministério do Turismo e já há algumas décadas, o município, por meio de suas belas praias, está na rota dos melhores roteiros turísticos do Brasil e também do mundo. A vila balneária de Alter do Chão figura como um dos 10 melhores destinos do mundo para se visitar em 2019.

Movimentação no aeroporto

O Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca registrou movimento de 477,6 mil passageiros em 2018, segundo dados divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), sistematizados pela Semdec. O resultado é 5% maior que o registrado em 2017 e representa o bom momento da economia e a consolidação de Santarém como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Em 2018, grupos de carimbó recepcionaram uristas que desembarcaram no Aeroporto de Santarém para a Festa do Sairé — Foto: Infraero/Divulgação Em 2018, grupos de carimbó recepcionaram uristas que desembarcaram no Aeroporto de Santarém para a Festa do Sairé — Foto: Infraero/Divulgação

Em 2018, grupos de carimbó recepcionaram uristas que desembarcaram no Aeroporto de Santarém para a Festa do Sairé — Foto: Infraero/Divulgação

De acordo com a Infraero, o fluxo de aeronaves também cresceu 2,7%. As operações de pouso e decolagem atingiram a marca de 10,5 mil voos. Ou seja, em 2018, foi registrada movimentação de 284 voos a mais do que em 2017, sendo que o aeroporto possui capacidade para receber 1,8 milhão de passageiros.

Para a coordenadora do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS), essa movimentação demonstra claramente que Santarém é um dos principais destinos nesta época do ano, não somente pelos atrativos naturais, mas pela dinâmica que a cidade apresenta.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE