Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Servidoras da rede municipal recebem treinamento com nutricionista para preparo da merenda escolar

Elas estão sendo orientadas desde à aquisição dos produtos, quando o DAE entrega o alimento às escolas, até a distribuição ao estudante.

 
 -   /
/ /

Durante três dias, servidoras da rede municipal que trabalham na manipulação dos alimentos servidos às crianças atendidas pelas unidades de educação infantil, participam de capacitação com nutricionista da Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Santarém, oeste do Pará. O objetivo é orientá-las para o preparo de uma merenda escolar saudável e de qualidade.

A capacitação que iniciou nesta quarta (10) e segue até sexta (12) é ministrada pelo nutricionista da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), Joilson Dutra, e está sendo realizada no auditório da Semed.

Na abertura do evento, a secretária de Educação Mara Belo destacou que, o município atende um público que varia de um ano e dois meses até cinco anos de idade. "Esse público exige muita responsabilidade e cuidados da Semed e das pessoas que preparam a alimentação escolar, por isso faz-se necessário o encontro com as servidoras, para que recebam a capacitação necessária e, assim, tenham condições técnicas para preparar com qualidade o alimento das crianças", disse.

Mara Belo informou também que para o mês de agosto está prevista a capacitação dos servidores que atuam nas escolas de ensino fundamental, até que todas servidoras da rede municipal de ensino recebam o treinamento.

Segundo a coordenadora do DAE, Vanda Maia, nesse primeiro momento a divisão priorizou o grupo que atua com a educação infantil devido aos cuidados com as turmas de berçário e demais crianças dessas unidades. Vanda explicou que a faixa etária de idade desse público necessita de atenção especial com relação ao preparo da alimentação escolar.

O treinamento conta com o acompanhamento do Conselho da Alimentação Escolar (CAE). Em todas as visitas às escolas realizadas pelos membros do CAE, uma das principais observações é sobre o preparo da merenda, por isso, a capacitação tem como finalidade melhorar qualidade do serviço e prevenir a rede municipal de possíveis problemas.

Na abertura do curso, o nutricionista Joilson Dutra disse que as manipuladoras estão sendo orientadas desde a aquisição dos produtos, quando o DAE entrega o alimento às escolas, até a distribuição ao estudante. "Ao receberem os produtos, as merendeiras devem saber como armazenar o alimento, assim como o preparo e a distribuição escolar", ressaltou.

Joilson destacou ainda que a capacitação sobre a alimentação escolar é prevista na legislação pertinente, por meio da Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para os Serviços de Alimentação, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Vigilância Sanitária que determinam o que tem que ser feito em se tratando da capacitação das pessoas que trabalham com a Merenda Escolar.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE