Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Belo Monte, no PA, passa a ser a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira com inauguração da 14ª turbina

A cerimônia em Vitória do Xingu, sudoeste do estado, teve a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

Foi ligada, nesta quarta-feira (17), a 14ª Unidade Geradora (UG) da usina hidrelétrica de Belo Monte no Pará. O empreendimento, que já é a quarta maior usina hidrelétrica do mundo, passa a ser, a partir de então, a maior hidrelétrica totalmente brasileira instalada no país.

A cerimônia em Vitória do Xingu, sudoeste do estado, teve a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. "Uma única unidade como essa unidade geradora pode alimentar uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. Isso demonstra que estamos vivendo um momento único", disse o ministro.

A unidade tem capacidade para gerar cerca de 600 megawatts de energia. Segundo a Norte Energia, a usina agora começa a operar com 8.788,5 megawatts de potência, ultrapassando a capacidade geradora da usina de Tucuruí, no Pará, e a parte brasileira da usina Itaipu, instalada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

O projeto deve contar com um total de 18 turbinas e quatro ainda não entraram em funcionamento. A previsão é que a montagem seja concluída até o final deste ano.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE