Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Mais de mil pacientes aguardam por transplante de órgãos e tecidos no PA

945 pessoas esperam por um transplante de córnea e 391 aguardam por um rim no Pará. Campanha do Ophir Loyola busca incentivar a doação.

 
 -   /
/ /

No Pará, 945 pessoas esperam por um transplante de córnea e 391 esperam por um rim. O baixo número de doações agrava a situação dos pacientes. Para estimular a doação de órgãos e tecidos, o Ophir Loyola (HOL) promove uma campanha com palestras, além de inscrições para a I Corrida Pela Vida, que será realizada no dia 27 de outubro.

A programação faz alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, realizado no dia 27 de setembro. De acordo com o hospital, a probabilidade de um indivíduo ser receptor é maior do que a chance de ser um doador, no entanto, a resistência das famílias em autorizar a doação é um obstáculo. "Muitas vezes, a família não conhece a vontade de doar do parente falecido e não dá a permissão para a doação. Outras se recusam por questões relacionadas à religião e também pela falta de conhecimento", destaca o psicólogo do HOL, Jairo Vasconcelos.

Para se tornar um doador, é necessário comunicar a família sobre seu desejo, pois são eles que autorizam a retirada dos órgãos, de acordo com a legislação brasileira. Pessoas em vida também estão aptas a realizar doações, mas apenas de órgãos que não comprometam suas funções vitais.

Serviço

- Palestra Doando Vida - Orientações sobre Transplante de Rim e Córnea
Data: 20/09 (sexta-feira)
Horário: Das 8h30 às 10h30
Público-alvo: profissionais ligados às equipes de transplantes, familiares e pacientes portadores de doenças renais crônicas.

- Palestras alusivas ao Dia Nacional de Doação de Órgãos
Data: 25/09 (quarta-feira)
Horário: Das 8h às 11h
Público-alvo: população em geral

- I Corrida Pela Vida
As inscrições estão disponíveis no site da Central da Corrida até as 23h59 da próxima segunda-feira (23) ou até se esgotarem as vagas.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE