Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Campanha do HRBA arrecada 137 bolsas de sangue em dois dias de doações em Santarém

Iniciativa visa abastecer o Hemocentro e garantir a segurança dos pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos no Hospital Regional do Baixo Amazonas.

 
 -   /
/ /

Com o tema “Você ainda tem tempo para salvar vidas”, a campanha do Hospital Regional do Baixo Amazonas, arrecadou nos dias 4 e 5 de novembro 137 bolsas de sangue que serão destinadas à reposição do estoque da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Santarém, oeste do Pará. Em média, o hospital arrecada 430 bolsas de sangue por mês.

Uma blitz educativa, realizada em frente à unidade, levou a conscientização do ato também para pedestres e motoristas que passavam em frente ao hospital. Colaboradores e acompanhantes que estiveram no hospital nestes dois dias, se uniram em prol da vida.

O Diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi, afirma que em 2018 o Hospital Regional de Santarém utilizou, em média, 430 bolsas de sangue por mês.

“Realizamos aproximadamente 40 mil atendimentos ao mês, sendo que deste total, 400 são procedimentos cirúrgicos. A maioria dos casos são atendimentos de alto risco e precisamos garantir segurança ao paciente, tendo bolsas de sangue à disposição. Por sermos o maior consumidor de sangue da região, precisamos realizar campanhas como estas para dar suporte ao Hemopa, para que não falte para a unidade, nem para outros hospitais”, afirma.

A assistente administrativa, Rafaella Barbosa precisou sentir na pele a necessidade de um parente receber uma transfusão de sangue, para perceber a importância de ser uma doadora. “Comecei a doar sangue porque numa época meu avô necessitou. Ele estava com câncer no fígado, entrou numa anemia profunda, e precisou de doação”.

A coordenadora da Agência Transfusional do HRBA, Renata Mendonça, explica sobre a importância de ajudar o hemocentro a repor o estoque. “Consumimos 60% do sangue do Hemopa, então temos, por obrigação, suprir essa necessidade. Precisamos dispor desse sangue para nossos pacientes, e a doação é a única maneira de garantir essa reposição”, destaca.

Serviço

Para quem não conseguiu participar desta campanha, mas tem vontade de ser um doador, pode procurar o Hemopa em Santarém, que fica localizado na Avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho. As doações podem ser realizadas durante todo o ano, de segunda à sexta-feira de 7h às 13h.

Para ser um doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. Homens podem realizar até quatro doações por ano, e as mulheres três doações.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de onze Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE