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Hospital Yutaka Takeda realiza treinamento de parada cardiorrespiratória em crianças

 
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Atendimento ágil e preciso para crianças em situações de emergência é uma questão primordial em estabelecimentos de saúde. Por este motivo, nesta quarta-feira (27), O Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), reforçou o protocolo de Código Azul do hospital com os enfermeiros da unidade. 

O Código Azul é uma ferramenta de resposta rápida, que permite a mobilização simultânea dos profissionais da equipe multiprofissional da instituição, de forma precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida por todos os envolvidos. O protocolo é ativado sempre que é necessário prestar atendimento imediato aos pacientes com suspeita de parada cardiorrespiratória (PCR). 

Na oportunidade, a pediatra do HYT, Sabrina Kuribayshi, que conduziu o treinamento, abordou os seguintes tópicos com a equipe: reconhecimento da parada cardiorrespiratória, suporte avançado de vida, identificação e tratamento dos ritmos cardíacos chocáveis e não chocáveis e ritmo de resposta rápida.

“Nosso principal objetivo com essa ação foi qualificar e engajar os profissionais no atendimento às crianças em estado grave”, declarou a pediatra. 

Ainda neste ano, as equipes médica e de enfermagem do Hospital Yutaka Takeda, também receberam o Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), que tem como objetivo reconhecer as crianças em risco de parada cardiorrespiratória e enfatizar as condutas médicas necessárias para prevenção.

O serviço de urgência e emergência do Hospital Yutaka Takeda dispõe de um pediatra das 7h às 19h, todos os dias da semana, e conta com o sobreaviso pediátrico após às 19h. O serviço de pediatria também é ofertado no ambulatório para consultas médicas eletivas. O agendamento pode ser realizado por meio do telefone: (94) 3352-4600. 
 
**O Hospital**
O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.
 
A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

**Sobre a Pró-Saúde**
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. 
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

 

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