Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Materno-Infantil de Barcarena orienta gestantes sobre Saúde Mental

 

O primeiro mês do ano é marcado pela Janeiro Branco, campanha nacional que alerta e orienta a população sobre a importância da saúde mental. Na última quinta-feira, 16, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, localizado há mais 114 quilômetros da capital Belém (PA), promoveu uma palestra sobre o tema para as gestantes e pacientes usuárias da unidade.

As orientações foram prestadas na recepção da Materno-Infantil, unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, envolveram inclusive mães e pais de recém-nascidos. A ação contou com a presença de colaboradoras do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município de Barcarena. “Esse ano a Campanha ressalta muito sobre as doenças mentais que são adquiridas no local de trabalho, como estresse, ansiedade e depressão. É muito importante que a gente converse sobre o assunto e que saibamos acolher a pessoa que está nessa situação”, reitera Hellen Domiciano, coordenadora do CAPS.

Durante as orientações, a profissional abordou ainda as causas e as consequências do estresse, como o aumento da frequência cardíaca, aumento da tensão muscular e sobre a Síndrome de Burnout, definida como distúrbio psíquico de caráter depressivo, como consequência o esgotamento físico e mental.  

Para a paciente Maria Mariana Lobato, que aguardava a realização de uma consulta, as orientações podem contribuir para ajudar até mesmo outras pessoas.  “Aprender é sempre bom, as informações de hoje foram fundamentais e com certeza vou saber identificar alguém que está precisando de ajuda”, diz. 

“Essa iniciativa foi tomada a partir do momento que identificamos a necessidade de conscientizar as pessoas a refletirem sobre saúde mental, além da saúde física”, explica Marinelza Guimarães, a assistente social do Materno-Infantil. 

A Campanha Nacional convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas e sobre a qualidade da saúde mental, seja de forma particular, em relacionamentos, emoções e comportamentos. 

O Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade referência em média e alta complexidades para 11 municípios do Baixo Tocantins, sendo o público-alvo mulheres gestantes e recém-nascidos.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE