Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Com tradição desde o comunismo, indústria de games da Polônia cresce e chama atenção do mundo

Depois de ser notado com sucesso da série The Witcher , mercado do país deve subir para quase US$ 850 milhões nos próximos quatro anos.

 
 -   /
/ /

O monótono exterior de dois prédios dos anos 1970 em um bairro industrial de Varsóvia esconde as atividades da empresa de games CD Projekt, onde desenvolvedores, roteiristas e outros membros do estúdio tentam criar seu próximo sucesso global.

Maior economia da Europa Oriental, a Polônia silenciosamente se transformou em uma das principais exportadoras de videogames, graças aos baixos custos de mão-de-obra, uma força de trabalho jovem e educada e uma próspera tradição enraizada no período comunista do país.

Após a bem sucedida série "The Witcher", da CD Projekt, colocar o país no mapa, investidores estrangeiros estão à procura de desenvolvedores promissores num mercado em rápido crescimento.

"As pessoas estão começando a notar a Polônia", disse Borys Musielak, sócio-fundador da empresa de capital de risco SMOK Ventures, que está conversando com dois investidores asiáticos para financiar empresas de jogos locais e, em janeiro, fez seu primeiro investimento junto com um parceiro finlandês.

"Houve principalmente investidores-anjo e de private equity, mas grupos globais de capital de risco estão de olho na região".

O crescente mercado de videogames e eSports da Polônia valia US$ 664 milhões em 2019 - acima dos US$ 400 milhões em 2014 - e deve subir para quase US$ 850 milhões nos próximos quatro anos, segundo dados da PwC.

'The Witcher 3' é RPG cheio de diálogos, mas ação e mundo aberto trazem bastante liberdade

'The Witcher 3' é RPG cheio de diálogos, mas ação e mundo aberto trazem bastante liberdade

Bruxão

O sucesso do mundo de fantasia medieval "The Witcher" foi um dos principais impulsionadores do crescimento. Baseado numa popular série de livros poloneses, que foram usados também como base para uma série que estreou em dezembro, os jogos venderam mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.

O lançamento, ainda neste ano, do jogo de aventura futurista "Cyberpunk 2077" deve aumentar o foco no setor, que teve oito empresas listadas na principal bolsa de valores polonesa entre 2015 e 2019.

"Historicamente, muitas dessas empresas escolheram a bolsa para se financiar porque não havia muitas maneiras de obter capital", disse Mariusz Gasiewski, chefe de jogos e aplicativos para celular do Google na Polônia. "Agora está ficando mais fácil à medida que mais interesse vem do exterior".

Keanu Reeves em 'Cyberpunk 2077' — Foto: Reprodução/YouTube/Xbox Keanu Reeves em 'Cyberpunk 2077' — Foto: Reprodução/YouTube/Xbox

Keanu Reeves em 'Cyberpunk 2077' — Foto: Reprodução/YouTube/Xbox

O valor combinado dos estúdios de games listados saltou 82% para mais de 32 bilhões de zlotys (US$ 8,36 bilhões) em 2019, liderados pela CD Projekt, com avaliação de cerca de 27 bilhões de zlotys e próxima do valor da refinaria PKN Orlen, maior empresa da Polônia, avaliada em 36 bilhões de zlotys.

O amor da Polônia por videogames vem desde o período comunista do país, quando estudantes corriam para os mercados de rua para comprar jogos piratas.

"Para a geração anterior, o rock & roll era uma janela para o mundo com o qual todos sonhávamos, depois vieram os jogos e jogávamos para entender o que estava acontecendo no Ocidente", disse Grzegorz Miechowski, presidente do estúdio 11 bits, cujo jogo "Frostpunk" retrata uma distópica Inglaterra do século XIX.

Quase metade da população de 38 milhões de pessoas da Polônia se identifica como "gamer", e existem cerca de 400 empresas do setor ativas - superando uma estimativa de 12 na Alemanha - com cerca de 100 títulos poloneses chegando ao mercado global a cada ano.

O país abriga um festival internacional de videogame, além de um dos maiores eventos de eSports do mundo, o Intel Extreme Masters, que em 2019 atraiu 232 milhões de espectadores.

O governo tomou conhecimento do crescimento do setor, distribuindo cerca de 300 milhões de zlotys por meio de um programa financiado pela União Europeia para conceder a desenvolvedores em estágio inicial financiamento para ajudar a tirar do papel seus projetos de games.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE