Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Bernie Sanders e Pete Buttigieg pedem revisão parcial dos resultados do caucus de Iowa

Citando erros matemáticos e inconsistências , campanha de Sanders espera conseguir reverter atribuição de último delegado e empatar com ex-prefeito de South Bend, que atualmente está em vantagem.

 
 -   /
/ /

As campanhas presidenciais de Bernie Sanders e Pete Buttigieg entraram com pedidos nesta segunda-feira (10) para uma revisão parcial dos resultados dos caucus democratas de Iowa.

A campanha de Sanders citou "erros matemáticos e inconsistências" em mais de duas dezenas de locais que, segundo ele, alterariam os resultados finais. E o Partido Democrata de Iowa disse que a campanha de Buttigieg solicitou que sejam checados os resultados em 66 precintos.

No domingo, o partido atualizou resultados que deram ao ex-prefeito de South Bend, Indiana, uma vantagem de 0,09 pontos percentuais sobre Sanders, o equivalente a dois delegados.

Iowa atribui 41 delegados nacionais. Atualmente, Buttigieg tem 13 e Sanders tem 12. Atrás deles estão Elizabeth Warren com oito, Joe Biden com seis e Amy Klobuchar com um.

O pré-candidato democrata Pete Buttigieg discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3) — Foto: Reuters/Jonathan Ernst O pré-candidato democrata Pete Buttigieg discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3) — Foto: Reuters/Jonathan Ernst

O pré-candidato democrata Pete Buttigieg discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3) — Foto: Reuters/Jonathan Ernst

O 41º e último delegado de Iowa irá para o vencedor geral. Embora o partido estadual tenha declarado no domingo que ele pertence a Buttigieg, o caucus não terminará formalmente até que a revisão solicitada - e qualquer possível recontagem subsequente - esteja concluída.

A campanha de Sanders destacou 25 precintos e três caucus à distância, onde acredita que a correção matemática poderia mudar a alocação de delegados a favor de Sanders e atribuir a ele, não a Buttigieg, o delegado final.

A Associated Press analisou os resultados atualizados dos caucus de Iowa fornecidos na noite de domingo e decidiu que continua incapaz de declarar um vencedor com base nas informações disponíveis. Os resultados, segundo a AP, podem não ser totalmente precisos e ainda estão sujeitos a uma possível revisão.

Os caucus foram afetados por questões significativas na coleta e comunicação de dados de precintos individuais na noite da votação. Também houve erros nas complexas equações matemáticas usadas para calcular os resultados em determinados locais que se tornaram evidentes quando o partido começou a divulgar dados ao longo da semana.

O pré-candidato democrata Bernie Sanders discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3) — Foto: Reuters/Carlo Allegri O pré-candidato democrata Bernie Sanders discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3) — Foto: Reuters/Carlo Allegri

O pré-candidato democrata Bernie Sanders discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3) — Foto: Reuters/Carlo Allegri

Uma revisão não é uma recontagem, mas uma verificação da contagem de votos em relação aos registros em papel para garantir que as contagens foram relatadas com precisão. Os voluntários do Partido Democrático de Iowa já iniciaram esse processo na maioria dos precintos, e o partido disse aos ativistas do Iowa que não corrigirá nenhum cálculo imperfeito registrado pelos voluntários em cada precinto, porque alterar a documentação em papel equivaleria a adulterar criminalmente um documento legal.

Uma recontagem exigiria que o partido verificasse os resultados relatados pelos voluntários em cada caucus individual comparando os cartões usados por cada eleitor para registrar suas escolhas.

Em um comunicado, o conselheiro sênior de Sanders, Jeff Weaver, disse que a campanha não espera que a revisão mude os resultados dos caucus, mas ele também sugeriu que a campanha pode solicitar uma recontagem completa no futuro.

"Quando a revisão e uma recontagem subsequente forem concluídas nesses precintos, acreditamos que seremos premiados com o delegado nacional extra que nossos voluntários e doadores obtiveram", disse ele.

Calendário da eleição presidencial dos EUA 2020 — Foto: Roberta Jaworski/G1 Calendário da eleição presidencial dos EUA 2020 — Foto: Roberta Jaworski/G1

Calendário da eleição presidencial dos EUA 2020 — Foto: Roberta Jaworski/G1

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE