Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hemopa Santarém faz campanha de carnaval para garantir estoque de bolsas de sangue

Com o tema ‘Folia que salva vidas’, campanha será realizada até o dia 14 de janeiro. Saiba como ser um doador.

 
 -   /
/ /

Voltado à folia carnavalesca, o Hemocentro Regional em Santarém (Hemopa), no oeste do Pará, iniciou nesta segunda-feira (10) a campanha “Folia que salva vidas”. A ação segue até o dia 14 de janeiro visando coletar bolsas de sangue e garantir o estoque para a quadra carnavalesca - período que cresce a demanda por sangue.

Durante a manhã os servidores da instituição saíram às ruas levando o convite à população. “Nós colocamos as máscaras, chamamos a banda de fanfarra ‘Xaranga’ e saímos pelas ruas para mobilizar os moradores à doação de sangue”, disse a assistente social do Hemopa,Telma Suanne Rocha.

Servidores do Hemopa foram às ruas motivando as pessoas a doarem sangue  — Foto: Hemopa Santarém/Divulgação Servidores do Hemopa foram às ruas motivando as pessoas a doarem sangue  — Foto: Hemopa Santarém/Divulgação

Servidores do Hemopa foram às ruas motivando as pessoas a doarem sangue — Foto: Hemopa Santarém/Divulgação

Geanderson Pontes, de 25 anos, saiu da cidade de Mojuí dos Campos até Santarém para fazer a doação. “Sou doador, mas hoje vim para doar para um grande amigo meu que está precisando de sangue”, revelou o agricultor.

Durante toda a manhã permaneceu o clima de folia na sede do Hemocentro. O que motivou Kauan Almeida, de 17 anos, a levar a mãe para autorizar a primeira doação, já que ele ainda é menor de idade. “Sempre recebi o incentivo da minha mão para ser um doador. É muito gratificante porque estamos tentando ajudar o próximo. Isso nos faz mais humanos”, disse.

55 pessoas atenderam ao chamado e doaram sangue. De acordo com o Hemopa, foram coletadas 44 bolsas. “Estamos com uma boa expectativa para esta semana de campanha. Estamos mobilizando todos para nos ajudar a manter o estoque para este período de festas do carnaval, pois temos a responsabilidade de abastecer 19 municípios da região oeste”, destacou Joaquim Azevedo, gestor do hemocentro em Santarém.

Mitos e verdades sobre doação de sangue

G1 Entrevista: assistente social do Hemopa fala sobre mitos e verdade na doação de sangue

G1 Entrevista: assistente social do Hemopa fala sobre mitos e verdade na doação de sangue

O G1 Entrevista abordou sobre mitos e verdade de um ato simples, rápido e que pode salvar vidas: a doação de sangue. Foi destacado na entrevista a influência da idade e peso durante a coleta, critérios que devem ser seguidos, inclusive para exclusão de bolsas que colocam em risco a vida de quem pode receber a transfusão. (Veja o vídeo acima)

Também foram esclarecidas dúvidas sobre doadores com tatuagens e piercing, insuficiência do sangue, descanso e alimentação pré e pós-coleta das bolsas, e captação de medula óssea.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), com mais de 50 kg, saudável e bem alimentado. Basta levar um documento de identificação oficial, original e com foto.

Onde doar

Hemocentro Santarém - Av. Frei Vicente - Aeroporto Velho, de segunda a sexta das 7h às 13h.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE