Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Instituições filantrópicas de Santarém recebem doações arrecadadas em jornada acadêmica

Cerca de 500 itens de material de limpeza em geral e higiene pessoal foram divididos entre três instituições.

 
 -   /
/ /

Uma ação desenvolvida durante a VIII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) arrecadou cerca de 500 itens de material de limpeza em geral e higiene pessoal nas inscrições nos eventos da jornada. O material foi doado, na manhã da sexta-feira (7), a três instituições de Santarém, que prestam assistência a idosos, adolescentes e crianças.

O reitor Hugo Alex Diniz, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Solange Ximenes, e o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Marcos Prado, participaram da entrega dos itens acompanhados de técnicos lotados na Proen.

Hugo Alex ressaltou a relevância social do trabalho desenvolvido em cada uma das instituições, lembrando que uma das palavras-chaves da Universidade hoje é conexão, que foi o grande tema das comemorações dos 10 anos da Ufopa.

"Neste caso, conexão com a comunidade. E hoje tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto cada uma dessas três entidades, e deixar a Universidade à disposição dessas entidades para nós nos aproximarmos ainda mais com trabalhos, como o que já vem sendo desenvolvido pela professora Iane Lauer no espaço Reviver, com a brinquedoteca linda e um trabalho maravilhoso dessa equipe coordenada por ela”, disse.

Casa de Acolhimento Reviver

Na Casa de Acolhimento Reviver, que atende atualmente, além de conhecer a Brinquedoteca, a equipe conheceu um pouco mais do trabalho. “Atendemos aqui 17 crianças, de 1 a 17 anos, que estão sob medida de proteção. Elas chegam encaminhadas pela Vara da Infância”, explicou Geisiane Silva, assistente social.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Solange Ximenes, também acompanhou as entregas. Ela citou o exemplo dos campi fora de sede e evidenciou o compromisso social da Ufopa. “Desde 2016, a Universidade tem priorizado, no momento da inscrição na Jornada Acadêmica, a doação de itens, sejam de alimentação de higiene ou de limpeza, para doação a entidades no município de Santarém e nos campi também. Esta é uma ação importante da Universidade que consolida esse trabalho, consolida o compromisso social da instituição e dá um retorno para a comunidade do trabalho que a Ufopa vem desenvolvendo”.

Asilo São Vicente de Paulo

No asilo, a equipe foi recebida pelo coordenador Cledivaldo Silva do Nascimento, que dirige a instituição há 14 anos. Ele explicou que atualmente o asilo recebe 30 idosos oriundos de várias cidades da região que são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por 23 funcionários e mais voluntários. Ele destacou a importância da parceria. “Muito importante para nós, precisamos muito desse apoio para o atendimento aos nossos idosos”.

O coordenador de Estágio da Ufopa, Aldeci de Aquino disse que vai fomentar junto aos professores a realização de estágios obrigatórios no asilo. “Já existe a parceria, falta aumentar o fluxo”, afirmou. A parceria com a Ufopa deve render frutos também com ações na parte externa, com retomada da horta do Asilo, que está sem plantio por falta de cuidados técnicos. “Já tivemos uma parceria semelhante com a creche Seara, podemos realizá-la aqui também’, disse Marcos Prado.

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Marcos Prado, também integrou a comitiva da universidade durante a entrega dos produtos: “Esta é uma ação permanente que a Universidade vem desenvolvendo, que busca também uma aproximação com diversos setores da sociedade. Nós já temos em algumas dessas instituições professores que fazem atividades permanentes, e a gente espera fomentar essas ações”.

Sede da Pastoral do Menor

Na sede da Pastoral do Menor, uma das responsáveis pelos trabalhos na instituição, Andressa Araújo disse que as doações são sempre bem-vindas. Ela definiu a ajuda como “maravilhosa”. E acrescentou: “Pela quantidade, deve durar uns 3 meses. A nossa despesa costuma ser mais alta com material de limpeza, do que com alimentação”, concluiu.

A Pastoral está em período de recesso e as atividades retornam no dia 2 de março.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE