Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo será neste sábado em Santarém

Público-alvo está na faixa etária de 5 a 19 anos. Vacinação ocorrerá em todas as unidades básicas do município, segundo a Semsa.

 
 -   /
/ /

Direcionada ao público de faixa etária entre 5 e 19 anos, a campanha nacional de vacinação contra sarampo terá o Dia “D” neste sábado (15) em Santarém, no oeste do Pará. A ação ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) até 12h, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A campanha iniciou no dia 10 de fevereiro e segue até 13 de março. As pessoas devem levar a carteira de vacinação para o procedimento. Durante a semana, as vacinas de tríplice viral, contra o sarampo, estarão disponíveis nas Unidades de Saúde.

Surto no Brasil

O número de registros confirmados de sarampo no país já soma 10.429 casos desde o início de 2019. As confirmações foram feitas por análise laboratorial (79%) ou critério clínico (21%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira 7 de novembro no mais recente boletim do Ministério da Saúde.

Doença altamente contagiosa

  • O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte;
  • Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente;
  • A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam que não há relação entre a vacina e o autismo.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE