Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Bloco Xupa Osso evidencia a cultura obidense com protagonismo dos foliões do Carnapauxis

Agremiação tem o maior percurso dos sete blocos oficiais e leva milhares de brincantes às ruas. Bloco tem características únicas.

 
 -   /
/ /

De nome curioso e peculiaridades carnavalescas, o colorido bloco Xupa Osso é considerado um dos que reúne maior número de foliões por metro quadrado nas ladeiras históricas da pequena Óbidos, no oeste do Pará. A agremiação ganhou as ruas no domingo (23), sendo o quinto bloco oficial a agitar o Carnapauxis 2020, arrastando cerca de 60 mil pessoas para a avenida.

A concentração dos brincantes é na praça em frente à Matriz de Sant'Ana, no centro da cidade. No local, a chuva de espuma recepciona quem chega e deixa claro que a festa do Mascarado Fobó só está começando.

Banho de cheiro é uma peculiaridade do bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1 Banho de cheiro é uma peculiaridade do bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

Banho de cheiro é uma peculiaridade do bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

Assim como a chuva de espuma, há outras particularidades do Xupa Osso, como o trajeto por onde passam os trios e a multidão, e o "banho de cheiro". É o percurso mais longo do Carnapauxis, que dura em média três horas até a chegada na Praça da Cultura, que nessa época ganha o nome "Fobódromo". Conforme os foliões passam, carros posicionados em esquinas esguicham água perfumada para cima dando o tradicional "banho de cheiro".

Comissão de frente do Bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1 Comissão de frente do Bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

Comissão de frente do Bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

A comissão de frente é formada por dançarinos e por "Fobozões" - mascarados Fobós gigantes. São esses personagens que vão abrindo alas para a folia.

Mas não é só de fobós que Carnapauxis vive. Há fantasias de todos os jeitos e cores para todos os lados. Juntamente com amigos, o empresário Yago Cunha investiu na fantasia de dinossauros infláveis e virou atração no bloco.

"Pensamos em fazer alguma coisa diferente, daí compramos essas fantasias e aconteceu a invasão dos dinossauros em Óbidos", contou.

Juntamente com amigos, o empresário Yago Cunha investiu na fantasia de dinossauros infláveis e virou atração no bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1 Juntamente com amigos, o empresário Yago Cunha investiu na fantasia de dinossauros infláveis e virou atração no bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

Juntamente com amigos, o empresário Yago Cunha investiu na fantasia de dinossauros infláveis e virou atração no bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

Percepção turística

Para a auxiliar administrativo Geovana Santos, estar em Óbidos é a certeza de diversão garantida. "É maravilhoso, é o melhor carnaval de rua do oeste do Pará. Sempre venho para aproveitar esse momento".

Fantasiado de faraó, o estudante Carlos Eduardo de Sousa definiu o carnaval de rua como inexplicável. "Vêm muitas pessoas de fora brincar e curtir aqui, é o carnaval mais animado da região. Não tem como comparar", enfatizou.

Foliões aprovaram o Carnapauxis em meio ao desfile do bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1 Foliões aprovaram o Carnapauxis em meio ao desfile do bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

Foliões aprovaram o Carnapauxis em meio ao desfile do bloco Xupa Osso — Foto: Geovane Brito/G1

A universitária Alessandra Soraia participou do bloco de rua da festa do Mascarado Fobó pela primeira vez e contou que a experiência vivida a fez querer voltar mais vezes. "O povo obidense é receptivo e é tudo muito organizado. Esse é o primeiro que venho e pretendo voltar outras vezes", disse.

Festa dos sete dias

Iniciado no dia 19 e seguindo a programação até 25 de fevereiro, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) estima que mais de 150 mil pessoas participarão das programações na cidade.

Na avaliação do prefeito Chico Alfaia, a união entre governo e população é a base para que o carnaval obidense ganhe destaque a cada edição.

"A nossa população recebe os turistas e fazem o nosso Carnapauxis brilhar. O carnaval de Óbidos não cabe mais em Óbidos, já estrapolou as fronteiras geográficas. Hoje, ele é o carnaval do oeste do Pará, do estado e do Brasil. Temos que melhorar as estruturas, pensar daqui a vinte anos, mas não tenho dúvida que estamos no caminho certo", avaliou o prefeito.

Nesta segunda-feira (24) o bloco que sai às ruas é Unidos do Morro, com concentração no bairro de Fátima. Um dos diferenciais é que o bloco é conhecido pela maior aglomeração de foliões fantasiados de fobós, exaltando o personagem principal do Carnapauxis.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE