Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Patinadores usam criatividade na PA-457 e passam mensagem de conscientização a motoristas

A estrada que liga Santarém a Alter do Chão foi escolhida pelo fluxo intenso de veículos e registros de acidentes durante o carnaval. Grupo distribuiu água e achocolatado.

 
 -   /
/ /

Enquanto muitos se divertiam de inúmeras formas na quadra carnavalesca, um grupo de patinadores de Santarém, no oeste do Pará, se reuniu para fazer o bem e passar mensagens de conscientização a motoristas que seguiam pela Rodovia Estadual Everaldo Martins (PA-457) para a vila balneária de Alter do Chão.

Com muita criatividade a ação aconteceu na rotatória da Avenida Fernando Guilhon e PA-457 e depois seguiu na comunidade Cucurunã, na segunda-feira (24). Os locais da ação foram estratégicos devido ao fluxo intenso de veículos durante o carnaval e ao número registrado de acidentes provocados por ingestão de bebida alcoólica por motoristas.

Mensagem na placa segurada pela 'morte' convidava o motorista a pegar uma bebida grátis (água, achocolatado ou refrigerante) — Foto: Patins Extreme/Divulgação Mensagem na placa segurada pela 'morte' convidava o motorista a pegar uma bebida grátis (água, achocolatado ou refrigerante) — Foto: Patins Extreme/Divulgação

Mensagem na placa segurada pela 'morte' convidava o motorista a pegar uma bebida grátis (água, achocolatado ou refrigerante) — Foto: Patins Extreme/Divulgação

Às margens da via, na placa de um dos patinadores fantasiado de morte a mensagem era clara: “bebidas grátis só para motoristas”. Entretanto, ao ser abordado, o condutor ganhava água, refrigerante ou achocolatado, e não bebidas alcoólicas como sugerido na placa.

Iniciativa foi elogiada por motoristas e pela SMT — Foto: Patins Extreme/Divulgação Iniciativa foi elogiada por motoristas e pela SMT — Foto: Patins Extreme/Divulgação

Iniciativa foi elogiada por motoristas e pela SMT — Foto: Patins Extreme/Divulgação

Uma equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) que também fez uma ação de conscientização elogiou a iniciativa dos patinadores.

Poluição sonora e destinação de resíduos

A blitz ambiental da prefeitura alertava os motoristas sobre problemas causados por poluição sonora e destinação incorreta de resíduos. "É um momento de festa, de alegria, mas precisamos ter responsabilidade socioambiental. A blitz vem orientar a população que vai curtir o Carnaval em Alter. São cuidados com a saúde em relação ao excesso de som e à destinação correta dos resíduos", disse a educadora ambiental Josilene Leão.

Ação ambiental da SMT na PA-457, em Santarém  — Foto: Agência Santarém/Divulgação Ação ambiental da SMT na PA-457, em Santarém  — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Ação ambiental da SMT na PA-457, em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, quem não cumprir a lei, extrapolando os limites do volume de som de 55 decibéis, estará sujeito a pena de multa que chega a R$ 50 Milhões e ainda ter o equipamento de som apreendido sem chances de ser devolvido.

Em relação à destinação incorreta de resíduos, a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98 determina que quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, está sujeito e pena de prisão e multa.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE