Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Estabelecimentos no Pará alteram horários de funcionamento e suspendem atividades como prevenção ao coronavírus

Funcionamento de serviços essenciais à população, como farmácias e supermercados, estão mantidos.

 
 -   /
/ /

Como forma de prevenir a propagação do coronavírus, estabelecimentos comerciais, escolas, universidades e instituições públicas do Pará decidiram alterar seu horário de funcionamento ou suspender atividades. Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso do COVID-19 no estado, em um homem de 37 anos que fez uma viagem recente ao Rio de Janeiro.

Na segunda-feira (16), o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou um decreto que regula a rotina dos paraenses em prevenção ao novo coronavírus. Entre as medidas está a restrição por 15 dias de eventos públicos não essenciais e a proibição de evento e reuniões, públicas e privadas, com público acima de 500 pessoas.

Supermercado e farmácias

Por serem serviços essencial à população, supermercados e farmácias do Pará mantém o seu horário de funcionamento normal.

Shoppings

Shopping Bosque Grão Pará, em Belém — Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará Shopping Bosque Grão Pará, em Belém — Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará

Shopping Bosque Grão Pará, em Belém — Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará

A partir desta quinta-feira (19), todos os shoppings do Pará vão funcionar de 12h às 20h. A decisão de restrição foi estabelecida entre o governo do estado e a Associação Brasileira de Shoppings Centers. A estimativa é que os novos horários sejam mantidos até o início do mês de abril.

Pontos turísticos

Estação das Docas, Belém, Pa — Foto: Divulgação/Bruno Costa Estação das Docas, Belém, Pa — Foto: Divulgação/Bruno Costa

Estação das Docas, Belém, Pa — Foto: Divulgação/Bruno Costa

O Hangar Centro de Convenções e Feira da Amazônia, o Mangueirinho, o Mangal das Garças, Carajás Centro de Convenções e Estação das Docas adiaram os eventos seus culturais. A medida segue a orientação do decreto do Governo do Pará.

A visitação na Estação das Docas, Mangal das Garças e Parque do Utinga seguem em funcionamento normal.

Espaços públicos culturais

Theatro da Paz, belém, PA — Foto: Divulgação Theatro da Paz, belém, PA — Foto: Divulgação

Theatro da Paz, belém, PA — Foto: Divulgação

Theatro da Paz, Teatro Gasômetro, Arquivo Público do Estado, Teatro Waldemar Henrique, Casa das Artes, Espaço Curro Velho e Casa da Linguagem estão com suas visitações, atendimento, exposições, oficinas e espetáculos cancelados até o dia 30 de março.

No prédio sede da Fundação Cultural do Pará, o Centur, as atividades nas Galerias Theodoro Braga e Benedito Nunes, Cinema Líbero Luxardo, Teatro Margarida Schivasappa, Centro Ismael Nery e Biblioteca Pública Arthur Viana estão paralisadas.

Universidades públicas

UFPA Campus Profissional — Foto: Thiago Pelaes / UFPA UFPA Campus Profissional — Foto: Thiago Pelaes / UFPA

UFPA Campus Profissional — Foto: Thiago Pelaes / UFPA

- Universidade do Estado do Pará (Uepa) suspendeu as aulas até o dia 31 de março, por determinação do Governo do Estado.

- A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Pará determinaram a suspensão das aulas a partir do dia 19 de março até o dia 12 de abril

- A Universidade Federal Rural da Amazônia suspendeu as aulas do dia 19 a 27 de março

- A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) decidiu paralisar suas atividades no período de 19 de março a 4 de abril

- A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) suspendeu suas aulas em todos os campis do dia 19 a 31 de março

Escolas estaduais e ensino municipal

Toda a rede estadual, incluindo escolas de ensino fundamental, médio, técnicas e a Uepa devem permanecer sem aula até o dia 31 de março. A medida foi uma determinação do Governo do Pará, divulgada em uma rede social do governador do estado, Helder Barbalho.

As aulas na rede municipal estão suspensas desde terça-feira (17), por um período de 15 dias.

Universidades particulares

As universidades particulares Faci Wyden, Unama, Uninassau, Cesupa, Esamaz e Finama suspenderam suas atividades presenciais por pelo menos 14 dias.

Escolas particulares

Os colégios Marista e Santa Catarina de Sena suspenderam as aulas entre os dias 18 e 31 de março; no Colégio Physics a suspensão segue por 13 dias a partir desta quarta-feira (18); o colégio Acrópole estabeleceu a paralisação até o dia 20 de março e o colégio Equipe suspendeu aulas presenciais até o dia 30 de março.

Tribunal de Justiça do Pará

Tribunal de Justiça do Pará, em Belém — Foto: TJPA Tribunal de Justiça do Pará, em Belém — Foto: TJPA

Tribunal de Justiça do Pará, em Belém — Foto: TJPA

O Tribunal de Justiça do Pará cancelou todos os eventos com mais de 100 pessoas programados a partir desta segunda-feira (16) por tempo indeterminado.

TRT8

TRT 8ª Região Belém Tribunal Regional do Trabalho — Foto: Ascom/TRT8 TRT 8ª Região Belém Tribunal Regional do Trabalho — Foto: Ascom/TRT8

TRT 8ª Região Belém Tribunal Regional do Trabalho — Foto: Ascom/TRT8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região suspendeu a realização de eventos, viagens, visitas à biblioteca da instituição e reuniões presenciais. O atendimento ao público externo está sendo feito por meio eletrônico ou telefônico.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública restringiu o atendimento ao público em todas as unidades, sendo atendidos somente casos de urgência e emergência ou que envolvam o perecimento de direito. A medida inclui também a suspensão de visitas carcerárias ou em unidades de internação.

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) divulgou uma resolução que prevê a suspensão de audiências e dos prazos processuais nos processos físicos até o dia 2 de abril.

Museu Emilio Goeldi

Museu Goeldi, Belém, Pará — Foto: Luana Laboissiere/G1 Museu Goeldi, Belém, Pará — Foto: Luana Laboissiere/G1

Museu Goeldi, Belém, Pará — Foto: Luana Laboissiere/G1

Até o dia 30 de abril, está suspenso o acesso do público à todas as unidades físicas do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). Todas as programações previstas para o período estão canceladas.

Câmara Municipal de Belém e Assembleia Legislativa do Pará

Assembleia Legislativa do Pará, Alepa, em Belém — Foto: Alepa Assembleia Legislativa do Pará, Alepa, em Belém — Foto: Alepa

Assembleia Legislativa do Pará, Alepa, em Belém — Foto: Alepa

A Câmera Municipal de Belém (CMB)e a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) suspenderam sessões especiais, solenes, audiências públicas e qualquer evento coletivo nas dependências dos dois espaços. Os parlamentares e servidores continuam trabalhando obedecendo restrições

Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap)

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap) adiou o retorno às penitenciárias de detentos que foram beneficiados pela saída temporária para evitar que eles contaminem outros presos. As visitas não estão suspensas, mas é recomendado que familiares que tiverem feito viagens interestaduais ou internacionais recentemente e tiverem qualquer sintoma de gripe não vão até às unidades prisionais.

Lares de idosos

Abrigos de idosos em Belém restringiram visitas por tempo indeterminado. Pessoas com mais de 60 anos são consideradas do grupo de risco da doença COVID-19.

CORONAVÍRUS

  • Últimas notícias sobre coronavírus

  • VÍDEOS: Coronavírus: perguntas e respostas

  • GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e letalidade

  • Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

  • Quanto tempo o novo coronavírus vive em uma superfície ou no ar?

  • Máscaras servem para proteção contra o novo coronavírus?

  • Como se prevenir do coronavírus?

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE