Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Sistema BRT é suspenso neste fim de semana em Belém; transporte público tem queda de até 60%, diz Setransbel

Terminais e estações devem fechar no domingo, para que não haja aglomeração de pessoas, e não haverá integração neste dia.

 

O sistema BRT de Belém não vai funcionar neste sábado (21) e domingo (22), como medida de prevenção ao novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Zenaldo Coutinho, pelas redes sociais. "Teremos a operação dos (ônibus) troncais na parte lateral da nossa via expressa", explicou.

Com a determinação de permanecer em casa, em prevenção ao vírus, a circulação de passageiros no transporte coletivo de Belém reduziu 43% na última quinta (19) e deve chegar até 60% nesta sexta, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que os terminais e estações devem fechar no domingo, para que não haja aglomeração de pessoas e não haverá integração neste dia.

De acordo com a nota, a integração dos troncais retorna a partir de segunda, com a frota dividida em três partes - os que saem dos bairros até São Brás; dos bairros até o centro de Belém; e do terminal Maracacuera fazendo integração com os que chegam dos ônibus convencionais.

Os ônibus articulados também devem retornar na segunda, nos horários de pico.

Higienização

Por decreto, as empresas estão obrigadas a efetuar a higienização dos ônibus nos finais de linha, a cada início de nova viagem. Ao todo, são cem finais de linhas divididos pelas 20 empresas que atuam na cidade. A medida tem prazo até a próxima semana para que seja cumprida.

Fornecimento de álcool em gel e máscara

Também pelas redes sociais, a prefeitura disse que já conseguiu contrato com empresa de Belém para fornecimento de álcool em gel e máscara, que estão em falta no abastecimento do sistema de saúde municipal. "A empresa já requereu o abastecimento e está aguardando a chegada do carregamento adicional", disse Coutinho.

IPTU

Outra medida anunciada pela prefeitura é a prorrogação do vencimento da cota única do IPTU. O desconto de 7% passa a ser até o dia 10 de abril.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE