Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Jovem com suspeita de coronavírus em Santarém fala sobre isolamento e sintomas: ‘uma falta de ar absurda’

A estudante começou a sentir os sintomas leves após viajar para São Paulo. A jovem está sendo monitorada por profissionais de saúde da Sespa.

 
 -   /
/ /

Uma estudante de Santarém, no oeste do Pará, está na lista de casos suspeitos do novo coronavírus. Por telefone, a jovem falou ao G1 sobre o isolamento domiciliar, após ter sintomas da doença ao retornar de uma viagem de São Paulo, onde participou de um evento acadêmico.

A jovem de 27 anos falou sobre o isolamento, sintomas e sentimentos em um dos momentos mais angustiantes da vida dela. Para preservá-la, a paciente não será identificada nesta reportagem.

Ela contou que após chegar de viagem, imediatamente iniciou o isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde. Agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária foram à residência da estudante reforçar as recomendações do isolamento e informar que atividades comerciais não poderiam ser feitas a partir daquele momento.

Exatamente 7 dias depois a jovem começou a sentir os sintomas de coronavírus, como garganta inflamada e posteriormente os sintomas se agravaram e a estudante começou a sentir falta de ar.

“Passei muito mal durante a madrugada, uma falta de ar absurda e o desespero vem junto. Na minha cabeça passa um filme de tudo, mais ainda da minha família. A cada respiração forte, o rosto dos meus familiares vinha na mente, e o desespero aumentava”, relatou a jovem.

“Já não me importava mais com vida financeira, casa arrumada, unha pintada ou cabelo alinhado. Eu queria minha saúde, eu queria minha família perto. Eu chorei e não foi pouco”, contou.

Após passar uma madrugada inteira com dificuldade de respirar, a jovem resolveu procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Santarém. No local ela foi examinada pelos profissionais de saúde e recebeu oxigênio, mas não foi suficiente para melhorar a dificuldade de respirar.

“Mas eu tinha que sair daquele lugar, onde 80% eram idosos e com a incerteza de estar ou não com a doença maquinava minha cabeça. Saí de lá, mas a falta de ar continuava. Comecei a ser monitorada pelos profissionais de saúde que me deram todo suporte para me tranquilizar, tirando todas as dúvidas possíveis”, continuou.

Jovem com suspeita de coronavírus buscou atendimento na UPA 24H, em Santarém — Foto:  Geovane Brito/G1 Jovem com suspeita de coronavírus buscou atendimento na UPA 24H, em Santarém — Foto:  Geovane Brito/G1

Jovem com suspeita de coronavírus buscou atendimento na UPA 24H, em Santarém — Foto: Geovane Brito/G1

Já nesta segunda-feira (30) a jovem contou que está seguindo todas as recomendações indicadas pelos profissionais de saúde que fazem o monitoramento, além de estar fazendo o uso da medicação prescrita pelo infectologista que a atendeu. A estudante disse estar se sentindo melhor e mais disposta.

“Amanheci melhor, sem dores no peito e respiração quase normal. Só a tosse que persistia. Sábado e domingo já me sentia melhor, mais disposta”, completou.

Para a jovem, os traumas psicológicos da incerteza de estar ou não com a Covid-19 é são a pior parte. Ela também relatou o medo de estar com a doença e ter infectado outras pessoas antes de apresentar os sintomas, como familiares, mesmo tendo seguido todas as orientações dos órgãos de saúde.

“Mas o mais ruim de tudo isso é quando as pessoas sabem da minha viagem, elas querem sair de perto de mim, como se eu tivesse em estado terminal. Isso machuca e trás danos psicológicos gravíssimos”, disse.

A estudante segue sendo monitorada, mas por ter apresentado os sintomas de uma forma leve a moderada, ela não passou pela testagem. Mas para sanar de vez a dúvida de estar ou não com a Covid-19, a estudante quer ser testada.

Até a publicação desta reportagem, segunda-feira (30) às 14h49, nem um caso de Covid-19 havia sido confirmado em Santarém. Segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 18 testes negativos e 6 em análise.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE