Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Autoridades de saúde dos EUA passam a recomendar máscaras caseiras, diz Trump

Orientação vale de maneira voluntária após aumento na preocupação com pessoas que têm o novo coronavírus, mas são assintomáticas. CDC ainda não recomenda uso de máscaras profissionais. País chegou a mais de 7 mil mortes causadas pela Covid-19.

 
 -   /
/ /

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (3) que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano (CDC, na sigla em inglês) passará a recomendar que as pessoas cubram, voluntariamente, os rostos quando estiverem em público para prevenir que o novo coronavírus se espalhe ainda mais. O público em geral pode, inclusive, fazer máscaras caseiras com panos.

Ainda segundo Trump, o CDC não recomendará o uso de máscaras profissionais — o ideal é que elas fiquem restritas a equipes que trabalham no combate às doenças (veja mais adiante a recomendação mais recente da OMS).

LOS ANGELES - Pedestres com máscaras andam na Hollywood Boulevard em Los Angeles, nos EUA, na terça-feira (24) — Foto: Damian Dovarganes/AP LOS ANGELES - Pedestres com máscaras andam na Hollywood Boulevard em Los Angeles, nos EUA, na terça-feira (24) — Foto: Damian Dovarganes/AP

LOS ANGELES - Pedestres com máscaras andam na Hollywood Boulevard em Los Angeles, nos EUA, na terça-feira (24) — Foto: Damian Dovarganes/AP

Orientações semelhantes já haviam sido dadas pelos prefeitos de Nova York e de Los Angeles, as duas maiores cidades dos EUA. O que está por trás da recomendação é a preocupação de que o vírus esteja sendo espalhado pelas pessoas que estão infectadas, mas não apresentam nenhum sintoma da Covid-19.

Essa é uma mudança de orientação. Até recentemente, as máscaras só eram recomendadas aos doentes ou às pessoas que tinham um risco de doença respiratória

  • Como fazer máscaras contra o coronavírus: veja vídeos e dicas
  • Quem deve usar máscara? Ministério amplia indicação e recomenda até a produção caseira; tire dúvidas
  • Mandetta diz que 'qualquer pessoa' pode fazer máscara de pano contra o coronavírus

Márcio Gomes explica como é fácil fazer uma máscara de pano

Márcio Gomes explica como é fácil fazer uma máscara de pano

O que diz a OMS?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manteve nesta sexta as recomendações sobre o uso de máscara preferencialmente para profissionais da saúde ou pessoas que tem contato direto com um infectado. Porém, o órgão internacional reconhece que estuda estratégias sobre o uso comunitário da máscara como uma forma de diminuir o número de infecções por Covid-19.

"O debate sobre o uso de máscaras, em geral, é baseado, é construído, não no paradigma de se proteger. A evidência é bastante clara de que o uso de uma máscara em público não o protege necessariamente", afirmou o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan.

"Mas se uma pessoa doente usa uma máscara, é menos provável que ela possa infectar outras pessoas", completou Ryan.

Até está sexta-feira (3), 7.077 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 nos EUA, de acordo com dados da universidade Johns Hopkins. O número de casos confirmados é de aproximadamente 274 mil.

Recomendação nacional

Passageiro no aeroporto internacional de Los Angeles com uma máscara para se proteger do coronavírus, em 2 de fevereiro de 2020 — Foto: David Mcnew / Getty Images North America / AFP Passageiro no aeroporto internacional de Los Angeles com uma máscara para se proteger do coronavírus, em 2 de fevereiro de 2020 — Foto: David Mcnew / Getty Images North America / AFP

Passageiro no aeroporto internacional de Los Angeles com uma máscara para se proteger do coronavírus, em 2 de fevereiro de 2020 — Foto: David Mcnew / Getty Images North America / AFP

Até a quinta-feira, a recomendação servia para aqueles que viviam em regiões mais afetadas. Entretanto, com o espalhamento da doença, a recomendação repercutiu para outras localidades.

Segundo a Associated Press, a sugestão é para que sejam empregadas máscaras não médicas, camisetas, bandanas para cobrir o nariz e boca quando as pessoas estejam na rua.

O órgão de controle de doenças dos EUA, o CDC determinou que todos são potenciais vetores da doença, mesmo se não tiverem sintomas.

O Sars-Cov-2 é espalhado, principalmente, por microgotas em espirros ou tossidas, mas os especialistas dizem que o germe ainda não é totalmente conhecido pelos cientistas.

Um estudo de pesquisadores de Singapura estima que cerca de 10% das infecções são iniciadas por pessoas que não tiveram sintomas.

Cachecol

Na quinta-feira, Trump havia informado que os americanos devem usar proteção no rosto se assim quiserem.

"Se as pessoas quiserem usar, elas podem. Cachecóis funcionam tão bem quanto", afirmou.

Deborah Birx, que faz parte da força-tarefa contra o coronavírus, disse que o CDC está trabalhando em uma recomendação sobre máscaras para ser adicionada às recomendações sobre como os americanos devem se proteger.

Ela disse que é importante que as pessoas não tenham uma falsa sensação de segurança se usarem máscaras porque há outras maneiras de contrair a doença.

CORONAVÍRUS

  • VÍDEOS: Coronavírus: perguntas e respostas

  • GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e letalidade

  • Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

  • Quanto tempo o novo coronavírus vive em uma superfície ou no ar?

  • Máscaras servem para proteção contra o novo coronavírus?

  • Como se prevenir do coronavírus?

  • Coronavírus, Covid-19, Sars-Cov-2 e mais: confira os termos da pandemia

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE