Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

'''Visitas online’ entre familiares e pacientes são adotadas pelo Hospital de Campanha de Santarém

Os pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 são atendidos de forma totalmente humanizada na unidade.

 
 -   /
/ /

Diagnóstico de qualquer doença não é fácil para nem um paciente e nem para os familiares. Em tempos de pandemia, o momento vivido muitas vezes é de desespero e tudo inicia quando aparecem os primeiros sintomas da Covid-19. Os casos de média e baixa complexidades encaminhados ao Hospital de Campanha de Santarém, no oeste do Pará, são atendidos de forma humanizada e "visitas onlines" foram adotadas para dar conforto emocional.

O Ministério da Saúde recomenda total isolamento da pessoa com suspeita ou com a confirmação da doença, por isso os pacientes do HCS não podem receber visitas, para assim, atender a recomendação e evitar a propagação da Covid-19. O isolamento afeta psicologicamente os internados e os familiares, pois ficar sem saber notícias de quem se ama é desesperador para qualquer pessoa.

A direção do HCS adotou várias medidas para tornar o atendimento cada vez mais humanizado e para que o paciente possa ficar bem e se recuperar de forma mais rápida, um boletim online é divulgado todo fim de tarde aos familiares e a equipe adotou também as "visitas online".

De acordo com a psicóloga do HCS, Patrícia Mesquita, famílias poderão entrar em contato com o paciente através de videochamadas para evitar que essas pessoas saiam de casa e fiquem na frente do hospital à espera de notícias.

"Nós entendemos que essas pessoas anseiam por notícias, mas o risco é muito grande por conta desse deslocamento. As famílias precisam entender que os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional e que precisam ficar em total isolamento", destacou.

Ao entrar na unidade o paciente não pode ficar com o celular e por isso qualquer informação é repassada por meio do profissional de saúde ao familiar responsável.

"Qualquer necessidade, seja pela transferência, ou pelo agravamento do quadro, até mesmo por algum objeto de necessidade do paciente, a família é comunicada pelo telefone", frisou.

A direção do HCS adotou também o boletim online por meio de plataforma. A partir desta terça-feira (12), serão disponibilizados pela equipe médica. Por meio de um sistema de acesso via internet, a família vai poder visualizar as principais informações do quadro clínico dos pacientes.

As informações serão repassadas pelo médico responsável e disponibilizadas no endereço online pela equipe psicossocial. Para acessar, cada família terá um login e uma senha de acesso.

"A plataforma é bem prática, a pessoa insere a senha e verá o quadro clínico. Não haverá um horário específico para essa atualização diária, pois trabalhamos com uma alta demanda. O sistema será alimentado quando o médico encerrar o atendimento dos pacientes internados", explicou a psicóloga.

Para acessar o Boletim Médico do paciente, os familiares deverão acessar o endereço https://hcampdesantarem.org.br/boletim-medico/. Em seguida, basta clicar na caixa “Acompanhante/Familiar” e adicionar a senha de acesso. Após realizar o login, aparecerá a opção “Visualizar Boletim”. Clicando nesse botão será possível visualizar a atualização. O histórico dos boletins dos dias anteriores ficarão armazenados e disponíveis para visualização.

O HCS é uma Unidade porta-fechada e é um local de risco de contágio, pois atende exclusivamente pacientes com sintomas ou confirmação de Covid-19. O acesso só é permitido aos profissionais que atuam no Hospital. Esses, utilizam toda a paramentação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) recomendada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Afinal, eles estão na linha de frente no combate a doença.

 

 


PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE