Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz é lançado na próxima terça-feira

Este ano, o festival tem como ênfase a formação de profissionais das artes musicais e cênicas.

 
 -   /
/ /

O XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz será lançado na próxima terça-feira (30). Esse ano o lançamento acontece as 18h com uma apresentação ao vivo na TV e recital com o tenor Atalla Ayan, a pianista Adriana Azulay e as cantoras Lanna Bastos, Hosana Ramos e Kézia Andrade, direto do palco do Theatro da Paz. Este ano, o festival tem como ênfase a formação de profissionais das artes musicais e cênicas.

Serão ofertadas 80 bolsas para o II Curso de Formação em Ópera, 40 destinadas a cantores líricos e 40 para técnicos de teatro. O curso terá duração de seis meses, via plataforma digital, com oito oficinas para cada grupo. O lançamento vai apresentar um panorama das atividades previstas para este ano, adaptadas por conta da pandemia.

"Em março, já estávamos com tudo programado para este ano, mas com a pandemia precisamos nos adaptar para os mecanismos de interação virtual e adequar o projeto. Fizemos testes e ajustes para que esse novo formato contemplasse não só os artistas, como toda a cadeia produtiva da ópera, já que o setor da cultura foi o primeiro que parou", explica.

Curso de formação

As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (1º), no site www.festivaldeoperatp.com, que pode ser acessado a partir de terça (30). Os selecionados terão aulas via plataforma digital até dezembro. Aos cantores, serão ofertados os seguintes cursos: criação de conteúdo digital, preparação de repertório, preparação musical de cenas de ópera, introdução à história da ópera, análise e construção dos personagens, estudo do texto dramático, dicção para cantores e preparação, criação e interpretação teatral para cantores de ópera.

Para os técnicos, as oficinas serão: noções básicas de leitura de partitura musical, direção de palco e contrarregragem, introdução à sonorização em ópera, introdução à iluminação cênica na ópera; noções básicas de direção de ópera; maquiagem artística para a ópera; preparação de legenda de ópera e figurino para espetáculos de ópera.

Serviço:

Para se inscrever, os cantores devem enviar vídeo apresentando uma peça musical. Os técnicos devem enviar currículo e portfólio. O resultado com os selecionados sai divulgado no dia 24 de julho e as aulas têm previsão de início para o dia 3 de agosto, conforme cronograma abaixo:

Julho
1 a 10 - Inscrição
11 a 15 - Validação
16 e 17 - Prazo recursal
18 - Lista homologada de concorrentes
19 a 23 - Análise de candidaturas
24 - Publicação do resultado
27 e 28 - Prazo recursal
29 a 31 - Matrículas

Agosto
03 - Início das aulas

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE