Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Bombeiros passam por treinamento para atuação em praias de Santarém e região

Nos sete primeiros meses de 2020, já foram registrados 15 afogamentos, todos com morte.

 
 -   /
/ /

O 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém, oeste do Pará, está intensificando os treinamentos de salva-vidas para atuação nas praias e balneários de Santarém e região. A rotina de treinamentos inclui técnicas de apneia e simulação de resgate.

Na manhã desta terça-feira (28), o treinamento foi realizado na piscina do Sest Senat. Os treinamentos fazem parte da rotina da corporação para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho dos salva-vidas.

Após um longo período de praias interditadas, os banhistas puderam voltar a frequentar praias e balneários de Santarém desde o último dia 25. No município vizinho de Belterra, as praias foram liberadas um fim de semana antes. Nos dois municípios, algumas restrições continuam valendo para conter o contágio do novo coronavírus, e os bombeiros são parceiros dos órgãos de saúde na orientação aos banhistas.

De acordo com o subcomandante do 4° GBM, major Celso Piquet, apesar da pandemia de covid-19 e da necessidade de ainda se manter o distanciamento social, muita gente tem saído de casa para ir às praias, daí a necessidade da presença de salva-vidas nesses locais.

Ele lembra que para evitar acidentes com resultado de morte por afogamento é preciso que os banhistas colaborem adotando as medidas de segurança necessárias, como não se distanciar da margem caso não saiba nadar, usar colete salva-vidas sempre que for se locomover em embarcação e não abusar no consumo de bebida alcoólica.

Em 2019, o Corpo de Bombeiros atendeu 44 casos de afogamento na região. Nos sete primeiros meses de 2020, já foram registrados 15 afogamentos, todos com morte.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE