Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hospital Materno-Infantil de Barcarena alerta para os cuidados com a pele do bebê no verão

 
 -   /
/ /

Pediatra da unidade dá orientações de prevenção e dicas para aproveitar o período com saúde e segurança

A estação mais quente do ano chegou na região Norte e, com a liberação de algumas atividades e das praias neste período de pandemia, muitas pessoas já têm aproveitado a flexibilização do isolamento para curtir momentos ao ar livre. Devido às altas temperaturas, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde no interior do Pará, alerta para as precauções e cuidados essenciais com a pele dos bebês no verão. 

A estação exige alguns cuidados indispensáveis na hora de aproveitar os dias mais quentes com os pequenos. De acordo com a pediatra do hospital, Gisèlle Filo-Creão, os pais e familiares precisam estar atentos à proteção da pele do bebê.

 “O ideal é que os bebês não sejam expostos ao sol em horários onde a radiação solar seja muito forte. Quando o bebê é muito pequeno, o melhor é ficar em ambientes cobertos. Para bebês maiores, o adequado é antes das 7h da manhã e depois das 17h da tarde.  Além disso, a exposição deve ser por um curto intervalo de tempo e a proteção reforçada com roupas, chapéus e bonés”, destaca a pediatra.

A profissional ressalta ainda a importância da consulta com um pediatra para tirar dúvidas, pois cada criança pode ter critérios clínicos diferentes. Ela ainda dá algumas dicas sobre barreiras de proteção para a pele, tempo de exposição ao sol e idade adequada. “Geralmente, o bebê pode utilizar protetor solar como barreira de proteção a partir de 6 meses de idade. Um bom tempo para tomar sol é em torno de 20 minutos, apenas para absorção da vitamina D”, explica.

Ainda de acordo com Gisèlle, é comum surgir brotoejas e assaduras na pele do bebê durante o verão, principalmente com o clima úmido e quente da região Norte. Por isso, algumas dicas podem ajudar a amenizar os incômodos na pele. 

“Nas altas temperaturas, a mamãe pode aumentar a quantidade de banhos na criança. Bebês acima de 2,5kg já podem tomar banho mais de uma vez ao dia. É interessante também usar o sabonetes próprios para bebês, para não irritar a pele frágil, além de não usar roupas demais e permanecer em lugar arejado”, conclui.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do governo do Estado do Pará, que presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS). É referência para mulheres gestantes e recém-nascidos de 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará. No interior do Estado, oferta atendimentos de média e alta complexidades nas especialidades de obstetrícia e neonatologia, entre outras.

**Sobre a Pró-Saúde**
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE