Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Bolívia controla incêndio que consumiu 40 mil hectares de reserva natural de Otuquis

Incêndio na reserva natural, que fica na tríplice fronteira com o Brasil e o Paraguai, começou na semana passada.

 

O corpo de bombeiros da Bolívia conseguiu controlar um incêndio que consumiu nos últimos dias 40 mil hectares da reserva natural de Otuquis, na tríplice fronteira com o Brasil e o Paraguai, informou na quinta-feira (30) a ministra do Meio Ambiente, Maria Elva Pinckert.

Foram mobilizados 120 bombeiros e voluntários para conter o fogo, que começou na semana passada. A ministra afirmou que, embora os incêndios tenham sido controlados, ainda persistem alguns focos de calor na região protegida que faz parte do pantanal boliviana, área alagada de importância internacional.

A ministra explicou que os trabalhos de mitigação "nos custaram vários dias, perdemos mais de 40.000 hectares" e afirmou que o fogo "foi provocado na parte do Paraguai". Segundo ela, ainda persistem focos de calor no próximo parque San Matías, sem dar detalhes das proporções dos danos.

O parque natural Otuquis, no departamento de Santa Cruz (leste), tem extensão de mais de um milhão de hectares.

Os incêndios florestais costumam ocorrer na Bolívia pelo desmatamento, que permite estender a fronteira agrícola e agropecuária.

No ano passado, foram registrados em toda a Amazônia boliviana enormes incêndios florestais que devastaram 6,4 milhões de hectares.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE