Artigos

Artigos

Fechar
PUBLICIDADE

Artigos

Gestão do orçamento familiar em tempos de pandemia

 

Embora a disseminação do coronavírus tenha começado a mostrar sinais de desaceleração, seus efeitos na vida cotidiana e nos hábitos continuam perdurando, trazendo uma infinidade de problemas e preocupações financeiras.

No âmbito das medidas tomadas contra o vírus, milhões de pessoas em muitos países foram confinadas em suas casas, enquanto milhões perderam o emprego, foram afastadas ou tiveram cortes na renda, o que afetou os orçamentos familiares.

Aqui estão algumas dicas sobre como gerenciar seu orçamento familiar durante a pandemia de coronavírus.

 

Criar uma tabela de despesas e receitas

Criar uma tabela de despesas de receita ajudará você a ver e controlar suas despesas mensais. 

Colocar o orçamento da família no papel, de maneira tangível, com todas as suas receitas e despesas estabelecidas fornecerá a você uma perspectiva econômica mais consciente e precisa durante o surto de coronavírus.

 

Compre apenas o essencial

As necessidades básicas da casa e da família são de primordial importância em tempos tão incertos. 

Portanto, despesas básicas como alimentação, aluguel e contas devem ter prioridade neste período crítico. 

Sempre verifique se você tem o suficiente para suas necessidades básicas antes de comprar pequenos luxos.

 

Use um aplicativo móvel

Os aplicativos móveis, que já tinham um lugar indelével na vida cotidiana muito antes da chegada do vírus, agora são ainda mais importantes com a conveniência e a facilidade de uso que oferecem. 

Os aplicativos móveis para acompanhar suas despesas e monitorar o estado atual do orçamento da sua família podem ser de grande ajuda.

 

Faça uma lista de compras

Sempre faça uma lista antes de ir às compras. 

Uma lista de compras com a qual você permanecerá fiel irá guiá-lo, impedi-lo de comprar extras desnecessários e ajudá-lo a manter o que precisa. 

Outra dica: não faça compras com o estômago vazio, pois isso pode fazer você desejar coisas desnecessárias e obscurecer seu julgamento.

Ao consultar alguns sites com encartes de diferentes supermercados você pode também encontrar as melhores promoções em marcas que você talvez nem conhecia.

 

Gaste sabiamente

Seja mais economicamente consciente ao fazer compras. 

Questione todas as despesas que você fizer ao criar um orçamento familiar. É melhor ser um pouco frugal do que sobrecarregar seus recursos.

Se possuir um cartão de cliente do supermercado que mais costuma utilizar e este lhe der algumas vantagens ou facilidades de pagamento, também é uma boa opção a explorar.

 

Economize um pouco

O que a pandemia de coronavírus trará nos próximos dias permanece desconhecido. 

Ao criar um orçamento familiar, tente reservar, se possível, uma pequena quantia todos os dias. 

Com algumas economias, você estará preparado para situações e emergências semelhantes e as superará com mais facilidade.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE