Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Quadro Pequeninos: médica pediatra tira dúvidas sobre o desfralde nesta quarta 2

Médica Yllen Miranda responde as perguntas dos pais.

 

Na semana passada teve a estreia do Quadro Pequeninos, uma parceria do G1 e do Bom Dia Pará, para falar sobre o mundo infantil e dar dicas para quem cuida de crianças pequenas. O tema vencedor da enquete no G1 Pará para esta quarta-feira (2) foi o desfralde, quando a criança deixa de usar fraldas.

Médica pediatra Yllen Miranda responde as dúvidas de pais sobre o assunto. Veja:

Pergunta 1) Me chamo Jamile e sou mãe de um menino de 1 ano e 5 meses. Já venho conversando com ele sobre xixi e cocô. Ele hoje quando faz xixi na fralda, ele fala. Posso Já inicio o desfralde ou devo esperar completar 2 anos?
Dra Yllen: Parabéns, seu bebê está bem adiantado, mas aguarde melhorar a comunicação verbal com ele . Vá vendendo a ideia do penico ou vaso sem compromisso. Deixe ele ficar um pouco mais maduro. Ele deve ser daquelas crianças que vão sair rápido e de forma bem definitiva da fralda.

Pergunta 2) Bom dia! Me chamo Sinthya Carvalho. Como eu faço para tirar a fralda da noite do meu filho? Ele já tem 7 anos, já tentei acordar ele várias vezes à noite para mijar mesmo assim ele mija.
Dra Yllen: A enurese noturna pode acontecer até os 5 anos. Após isso, procure um pediatra ou nefrologista infantil.

Pergunta 3) O que fazer quando a criança consegue fazer xixi no vasinho e na hora do n°2 ela pede fralda?
Dra Yllen: Ofereça a fralda ainda. Mas, venda a ideia do vaso de forma lúdica, sem constrangimentos. Cuidado com a retenção de fezes.

Pergunta 4) Meu filho tem 5 anos e só faz cocô na fralda, gostaria de saber como devo proceder nesse caso.
Dra Yllen: Procure saber o porquê que ele não aceita o vaso... Comodismo? Medo? Dor ou desconforto para evacuar? Sabendo o motivo é que a gente pode traçar uma abordagem.

Pergunta 5) Minha filha já tem 3 anos e 3 meses. Ela já saiu da fralda de dia desde 1 ano de idade... Mas a fralda da noite ainda não consegui tirar. O que fazer?
Dra Yllen: O processo do desfralde noturno não é voluntário porque a criança está dormindo. Ela deve ser uma criança que fisiologicamente ainda não concentra a urina e também não desperta. Aguarde mais um tempo, isso pode durar até os 5 anos.

Pergunta 6) O terror noturno é um fator negativo a se considerar no momento do desfralde?
Dra Yllen: O terror noturno nos assusta, mas para a criança, ela está dormindo. Deixe ela dormir, só evite com que se machuque.

Envie suas dúvidas para o número (91) 98549-3494.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE