Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Segup deflagra operação em balneários de distritos de Belém e interior do Pará

Ação ocorre no fim de semana prolongado até segunda, feriado de 7 de Setembro.

 
 -   /
/ /

A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) deflagra a operação Independência a partir desta sexta (4) até a próxima segunda (7). A ação, que deve ocorrer de forma integrada com órgãos do sistema de segurança, será realizada em balneários em distritos de Belém e interior do estado, devido ao feriado prolongado de 7 de Setembro.

Os agentes devem atuar em localidades como Cotijuba, Marudá, Crispim, Algodoal, Conceição do Araguaia, Ajuruteua, Abaetetuba, Salvaterra, Outeiro, Mosqueiro e Salinópolis.

Ao todo, serão mais de mil agentes, 120 veículos quatro rodas, 50 motocicletas e 12 conjuntos de polícia montada (cavalaria) destacados para a operação.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os agentes não irão atuar na retirada de banhistas da praia em determinado horário, já que não há mais esta previsão nos decretos municipais.

"O Estado se preparou com efetivação de agentes, três centros integrados, em Outeiro, Mosqueiro e Salinas, trabalhando principalmente na fiscalização de festas irregulares, estabelecimentos funcionando sem a devida autorização, som automotivo, poluição sonora e perturbação do sossego público de modo geral, atuando para garantir a tranquilidade, a paz social durante o feriado", afirma.

Ainda segundo Machado, nos municípios que não há decretos específicos, a exemplo da prefeitura de Salinas que delimitou o funcionamento da praia, no mês de julho, o sistema público de segurança "conta com a compreensão de cada um para que não ocorra a aglomeração e para ajudar a manter o distanciamento social, agir com obediência as normas que podem evitar a proliferação e contágio pelo novo coronavírus".

Ações

Entre as ações, está a operação "Saída e Retorno da Capital", com agentes atuando com prevenção e socorro nas vias; a operação "Desacelerar" para impedir excesso de velocidade nas rodovias; "Lei Seca" para inibir condutores a dirigir sob efeito de álcool; "Anjo da Guarda" que fiscaliza espaços de festas noturnas; além da distribuição de pulseiras de identificação para reduzir o número de menores perdidos e operações para fechamento de bares, casas de shows e similares, festas particulares em desacordo com os decretos estadual e municipais vigentes e, ainda, combater a poluição do meio ambiente, sons automotores e poluição sonora.

Participam da operação integrada as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), além do Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Grupamentos aéreo e fluvial, Diretoria de Prevenção da Criminalidade e da Violência (Diprev) e a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculados à Segup.

Centros Integrados de Comando

A Segup informou que serão instalados os Centros Integrados de Comando nos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Salinópolis, reunindo representantes de cada órgão.

O espaço deve funcionar para monitoramento em tempo real e a tomada da decisão rápida e integrada para ações.

Salinas

Em Salinópolis, um dos destinos mais procurados do estado, haverá a instalação da Zona de Exclusão na praia do Atalaia, para impedir que veículos fiquem estacionados e sejam levados pela maré.

Em mais de 500 metros da faixa de areia haverá, também, o balizamento com bandeirolas para ordenar o fluxo de veículos, segundo a Segup.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE