Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Primeira edição de Santarém do maior festival de ciência do mundo começa nesta terça, 8

Por causa da pandemia do coronavírus, será realizado no formato live, com vários painéis de ciência.

 
 -   /
/ /

Começa nesta terça-feira (8), o maior festival de ciência do mundo, que neste ano, terá a primeira edição de Santarém – o Pint of Science 2020. O evento de popularização de ciência que todos os anos acontecia nos bares de várias cidades pelo mundo, este ano, por causa da pandemia do coronavírus, será realizado no formato live, com vários painéis de ciência transmitidos através do canal do Pint of Science Brasil, no Youtube.

Na programação local, com lives programadas às 19h, nos dias 8 e 10 de setembro, três cientistas irão abordar os temas biodiversidade, teoria evolutiva e divulgação científica. Rato Fraga e Vini, a dupla da série Em busca de Cobras, do canal de TV NatGeo, e também o prof. Samuel Gomides da Ufopa, que é divulgador de ciência do site Eureka Brasil, serão os responsáveis pelo bom papo de ciência desta primeira edição.

Temáticas

“Popularizando a ciência e a biodiversidade na TV” é o tema da primeira live, que ocorrerá no dia 8, às 19h, com a dupla Rato Fraga e Vini. Já ho dia 10, também às 19h, o professor Samuel Gomides estará na live: “Quais as semelhanças entre memes e genes? A evolução pode responder pra você!”.

De acordo com o coordenador local, o prof. João Paulo de Cortes, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Santarém é uma das 74 cidades com ações do Pint of Science em todo o país. “Apesar da pandemia, que nos impossibilitou de realizarmos o festival no bar, não desistimos e decidimos fazer este brinde pela ciência de forma online”, disse.

Histórico

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neuro degenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

O festival chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017, o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes.

Em 2019, foram 85 cidades recebendo o festival. Este ano, com a pandemia do novo coronavírus, o festival foi adiado para o mês de setembro, e 74 cidades e organizadores aceitaram o desafio de promover o festival de ciência.

Programação local

  • Dia 8 – 19h – “Popularizando a ciência e a biodiversidade na TV”, com a dupla Rato Fraga e Vini. Link para a live
  • Dia 10 – 19h – “Quais as semelhanças entre memes e genes? A evolução pode responder pra você!” será o tema da live, com Samuel Gomides. Link para a live

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE