Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Pediatra Denis Cavalcante tira dúvidas sobre vacinação no quadro '''Pequeninos'''

Quadro Pequeninos desta quarta-feira 9 fala sobre a importância de vacinar as crianças.

 
 -   /
/ /

As vacinas ajudam a proteger as crianças e este é o tema do quadro "Pequeninos" desta quarta-feira (9). Dados do Ministério da Saúde indicam que metade das crianças do Brasil estão com as vacinas atrasadas. Por enquanto, cerca de 51% delas tomaram todas as doses, mas o ideal era que este índice estivesse em torno de 90%.

O médico pediatra Denis Cavalcante fala da importância de manter o calendário vacinal em dia. Mande suas dúvidas para o número (91) 98549-3494.

Pergunta 1) Bom dia. Meu nome é Ane. Sou mãe de uma menina de 11 anos. Quais as vacinas que são obrigatórias?
Dr. Denis Cavalcante: Ela pode tomar a vacina contra HPV, Meningo ACWY e DTP.

Pergunta 2) Minha bebê nasceu de 34 semanas e 3 dias pesando 1.540. Ontem fez 1 mês e já está pesando 2.200kg. Ela pode tomar a hepatite B e a BCG?
Dr. Denis Cavalcante: Sim, já que passou dos 2kg e tem mais de 33 semanas.

Pergunta 3) Gostaria muito que fosse enfatizada a importância da vacinação para a questão saúde coletiva. Infelizmente existem grupos de mães que incentivam a não vacinação por falta de conhecimento.
Dr.Denis Cavalcante: Quando você vacina seu filho, a proteção ocorre diretamente a ele, mas também de forma indireta a grupos que não podem ser vacinados por questões de saúde, como por exemplo transplantados, crianças em tratamento de câncer. Por isso, a vacinação é um ato de amor ao seu filho e também um dever social.

Pergunta 4) Por que a vacina do sarampo mudou de 1 ano para os 6 meses de vida?
Dr. Denis Cavalcante: Na verdade, não mudou, foi acrescentada uma nova dose ao calendário vacinal. Isso ocorreu devido a necessidade de melhor cobertura das crianças após o reaparecimento do sarampo. Antes não existia a dose dos 6 meses porque essa dose não garante imunidade duradoura, mas protege até a dose de um ano.

Pergunta 5) O que posso fazer para amenizar as reações das vacinas. Posso dar remédio antes da febre?
Dr. Denis: Se houver reação após a vacina, sempre medicar com analgésico e compressa fria no local. Nunca medicar antes da primeira dose de determinada vacina, pois se não houver adequada reação do organismo, esse ato pode tirar o efeito da vacina. Em uma segunda dose da vacina que houve reação, a medicação pode ser feita antes da vacinação.

Perguntas 6) O que fazer quando a vacina atrasar? Depois de quanto tempo pode vacinar?
Dr. Denis Cavalcante: Sempre vacinar o mais rápido possível após qualquer atraso. Sempre respeitando um intervalo de 15 dias entre doses de vacinas, que não podem ser feitas juntas.

Médico pediatra Denis cavalcante tira dúvidas sobre vacinação — Foto: G1

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE