Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Corda do Círio 2020 chega a Belém e fica em exposição durante a quadra nazarena

Parte da corda deve seguir programação entre as 95 paróquias de Belém. Procissões da festividade do Círio foram canceladas, devido à pandemia.

 
 -   /
/ /

A Corda do Círio, um dos principais símbolos da festividade, chegou a Belém na manhã desta quinta-feira (10). Normalmente o material seria usada nas duas maiores e mais tradicionais procissões da quadra nazarena, o Círio e a Trasladação. Mas este ano, com as mudanças na programação devido à pandemia do novo coronavírus, a corda fica apenas exposta para visitação.

  • Círio de Nazaré, em Belém, não terá procissão com imagem por causa da Covid-19

Chega a Belém os 800 metros da Corda do Círio 2020. — Foto: Fabiao Villela/TV Liberal

De acordo com a Diretoria do Círio, uma parte dela ficará em exposição na Estação das Docas, a partir do dia 23 de setembro. A outra parte da corda vai seguir uma programação entre as 95 paróquias de Belém.

O objetivo da exposição é fazer com que os fiéis que normalmente pagam promessas com ela, possam manter esta tradição, mesmo que de forma diferenciada. No próximo sábado (12), a corda será vistoriada pela Diretoria da Festa de Nazaré.

A corda foi produzida no estado de Santa Catarina, como nos anos anteriores. Ela é feita de sisal, tem 800 metros de comprimento com 50 milímetros de diâmetro. A corda chega em Belém dividida em duas partes de 400 metros.

Histórico

Promesseiros puxam a berlinda na corda — Foto: Ary Souza/ O Liberal

A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Assim ela foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE