Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul tem início no Hospital Regional do Baixo Amazonas

 
 -   /
/ /

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou nesta quinta-feira, 01/10, a abertura da campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul: Juntos Pela Vida!”. 

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da saúde (OMS), a cerimônia realizada no auditório do hospital teve o número de participantes limitado. No entanto, a programação das palestras foi transmitida por meio virtual, para que mais pessoas pudessem ser alcançadas com a mensagem da prevenção.

A junção das duas campanhas tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata. O HRBA é referência em tratamento oncológico na região Norte do Pará. 

“Apesar de estarmos em pandemia, as outras patologias existem e os pacientes precisam de assistência. São dois tipos de cânceres que merecem nossa atenção e precisam ter suas informações propagadas à população, para conscientização e diagnóstico precoce”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Desde que a Pró-Saúde assumiu a gestão na unidade, em 2008, já foram realizadas 64 mil sessões de quimioterapia. Em relação as sessões de radioterapia, a marca de 212 mil sessões foi alcançada desde a implantação do serviço, em 2010.

Entre os participantes da cerimônia, estava presente o secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, que aproveitou para destacar o trabalho do HRBA.

"Termos um hospital do Governo do Estado que cuida com excelência da saúde da mulher e do homem, o que é essencial para que possamos proporcionar uma assistência segura e qualidade de vida a nossa população”, disse. 

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o HRBA é uma unidade de saúde pública mantida pelo Governo do Pará. A unidade possui a mais alta certificação nacional, a ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

Para prevenir, é preciso mudar hábitos

Para Marcos Fortes, diretor clínico e médico coordenador do setor de Oncologia do HRBA, é importante manter campanhas de orientação e que a prevenção de doenças começa por mudanças de hábitos.

“É importante manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, reduzir alimentos gordurosos, evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo. Para alcançarmos a prevenção adequada é necessário mudar o estilo de vida”, aconselhou. 

Programação

A campanha unificada ocorrerá até 30/11 com diversas atividades. Algumas delas envolvem pacientes em tratamento oncológico no HRBA. Na segunda semana de outubro, em 15/10, o Hospital Regional do Baixo  Amazonas realizará o Dia D da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. 

Com os colaboradores vestidos de rosa e azul, será feito um grande laço humano pelos profissionais para simbolizar a união de todos na luta contra os cânceres

Campanha Outubro Rosa da Pró-Saúde

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, também está promovendo a campanha Outubro Rosa, com estímulo à prevenção. Neste ano, a entidade buscar enxergar o problema com os olhos dos pacientes.

A proposta é entender as dúvidas e angústias da população no processo de adesão à prevenção. As perguntas do público serão respondidas por médicos que atuam na entidade, de forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da instituição.

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. 

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE