Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Belém registra queda de novos infectados por sarampo

Sesma informou que não há novos casos da doença desde julho. Imunização por vacina é o melhor método de evitar surto da doença, diz secretaria.

 
 -   /
/ /

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) registrou queda nos pacientes infectados pelo vírus do sarampo na capital. De acordo com a secretaria, o boletim epidemiológico publicado na quarta-feira (30) evidenciou a redução no número de casos, o município não registra novos infectados desde julho.

De acordo com a diretoria da Vigilância em Saúde da Sesma, o incentivo à vacinação de rotina nas unidades de saúde e a atuação das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) em diversos locais, como escolas, empresas e igrejas, o bloqueio vacinal e a vacinação em domicílio, permitiram que 235.572 pessoas na capital fosse imunizadas contra o vírus.

“Esse marco é muito importante para nós. Se continuarmos assim, daqui a quatro semanas seremos vitoriosos”, comemora a diretora da Vigilância em Saúde Leila Flores.

Prevenção e controle

A vacinação contra o sarampo deve ser feita no primeiro ano de vida da criança, conforme calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde, e pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde.

De acordo com o Sistema de Informação de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, em 2019 foram confirmados 150 casos na capital. Já em 2020, até o mês de setembro o sistema registrou 1.242 casos. O indivíduo que apresentar febre e manchas vermelhas na pele, tosse, coriza e conjuntivite pode ser considerado como caso suspeito de sarampo.

“É importante destacar que por mais que Belém esteja nesse momento sem casos confirmados da doença, o vírus está circulando em outras regiões. A vacinação é a medida efetiva contra o sarampo, por isso vamos continuar firmes nas ações de imunização e na conscientização da população para buscarem a vacina”, disse Eula Neves, enfermeira da Sesma.

Serviço

A vacina contra o sarampo pode ser encontrada em todas as unidades básicas de saúde do município que tenham salas de vacinação das 8h às 17h.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE